Por ASCOM-PCMG
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), após trocas de informações com a Agência de Inteligência da Polícia Civil da Bahia (PCBA), prendeu um homem apontado como líder de uma organização criminosa atuante na Bahia e um dos mais procurados daquele estado.
O procurado foi localizado em São João do Manhuaçu, na Zona da Mata Mineira, durante ação do Setor de Inteligência da Coordenadoria de Operações Estratégicas (COE) da PCMG e Delegacia de Homicídios da PCBA, com apoio da Inspetoria da Delegacia Regional em Manhuaçu.
Após dias de vigilância e monitoramentos, o foragido foi localizado em um estabelecimento comercial, onde foi abordado pelos policiais civis. Ele apresentou nome falso e após levantamentos as equipes confirmaram a identificação real.
O grupo criminoso coordenado pelo investigado é apontando como responsável por diversos homicídios como resultado do conflito do tráfico de drogas nas cidades de Itaberaba, Boa Vista do Tupim e Marciolinio Souza. A organização criminosa ainda possui ramificações em Salvador, principalmente no bairro do Arenoso.
O suspeito foi alvo da operação Cruzador, realizada em 2019. Em 2021, Eric Santana Mota passou a figurar como o “3 de Ouros” do Baralho do Crime, ferramenta criada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia para divulgar imagens dos indivíduos foragidos mais procurados do estado.