Câmara entrega Moção de Aplauso para projeto do PSF Guanabara

A Câmara Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo reconheceu o projeto “Mudança de Estilo de Vida para redução de incidências das doenças crônicas não transmissíveis”, promovido pela equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro Guanabara. A ação, de autoria da enfermeira Vera Jovita dos Santos, contribuiu para que os São-gonçalenses ganhassem qualidade de vida e a prevenção contra doenças.

Após apresentar alterações nos exames laboratoriais, nas consultas realizadas no posto, o paciente é convidado para roda de conversa com nutricionista e aderir a uma rotina de hábitos saudáveis, que incluem alimentação equilibrada e atividades físicas. O paciente deve repetir os exames após 4 meses. Criado em abril, a ação mostrou resultado surpreendentes: 90% dos atendidos tiveram melhora em seus exames.

“Um projeto que reforçou a importância dos trabalhadores da saúde para a qualidade de vida do São-Gonçalense. E que deve ser exemplo para todos, pois mostra que a saúde é uma rede de assistência e que ter hábitos saudáveis é o caminho para uma vida melhor”, disse o Presidente da Câmara, Diego Ribeiro (PDT).

A Moção de Aplausos n°02/2023 é de autoria dos vereadores Fábio Sassá (PSB) e Gladston de Castro (PDT) e foi aprovada por todos os vereadores de SGRA. “Agradecimento à Vera Jovita e toda sua equipe para que sigam estimulando cada vez mais pessoas. Pois esse projeto vai trazer mais saúde e bem estar para a população”, ressaltou o vereador Gladston. “É uma simples homenagem de reconhecimento do trabalho de vocês que vêm trazendo benefícios para São Gonçalo e os PSF’s da cidade que buscam sempre o melhor para a população”, citou Sassá.

A entrega da Moção de Aplauso teve a presença da equipe do PSF Guanabara e do prefeito Raimundo Nonato Barcelos. “É uma proposta inédita no setor público, onde os pacientes assistidos ganham qualidade de vida. Para o sistema de saúde é redução na espera da entrega de resultados e agilidade da marcação de consultas. Priorizamos a busca permanente de qualidade de vida para toda a população”, citou Nozinho.

Os bons resultados do projeto “Mudança de Estilo de Vida para redução de incidências das doenças crônicas não transmissíveis” deram destaque à iniciativa, que representou a cidade no XXXVII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em julho, e foi reconhecida entre as mais de 5 mil ações públicas apresentadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *