Atividades esportivas e conscientização sobre câncer movimenta domingo em Santa Maria de Itabira

Santa Maria de Itabira acordou animada no último domingo (29/10), com as atividades desenvolvidas para marcar o “Dia D” da campanha de conscientização “Outubro Rosa / Novembro Azul”, realizada pela Prefeitura Municipal de Santa Maria de Itabira. Colocada em prática, desde o início do mês, pela parceria estabelecida pelas secretarias de Saúde e Esporte/Lazer, a campanha ganhou corpo com a participação popular maciça do domingo, nas dependências do Santa Maria Esporte Clube – SMEC.
Foi montada uma estrutura especial para o evento, com estandes de orientação à saúde, lanchonete, atividades de lazer, aferição de pressão artéria, palestras, partida de futebol, shows musicais e integração entre as famílias.

O início das ações foi marcado por uma caminhada e um passeio ciclístico realizado pelas ruas da cidade com participantes trajando a camisa especialmente criada para marcar a campanha.
Após o retorno, o mastologista, Dr. Danilo Costa, ministrou uma palestra sobre como identificar os nódulos e sintomas para prevenção do desenvolvimento do câncer de mama, inclusive contando com depoimentos da plateia sobre dramas vividos em função da doença.

Dentre as palestras que se seguiram, a nutricionista Leonisa Barroso explanou sobre a necessidade de uma alimentação adequada que auxilia na prevenção do câncer em ambos os sexos; a Dra. Raquel Hallack falou sobre a importância dos homens se conscientizarem sobre os exames periódicos da próstata para evitar o desenvolvimento do câncer. Também foi apresentada ao público a associação OncoViva, de Itabira, que reúne voluntários que trabalham no acolhimento de pacientes oncológicos, auxiliando-os com apoio emocional, social e psicológico durante o tratamento.
Diversas atividades esportivas movimentaram os presentes: queimada, voleibol, peteca, handebol, futebol de campo, futsal e truco. Também contribuíram para a animação popular os shows musicais realizados por Marinalva, Isadora, Lícia e a dupla Enilda & Gabriel.

De acordo com a Secretária de Saúde, Isabela Lott Drumond Duarte, “o dia veio para ampliar a descontração tanto da equipe das secretarias envolvidas, quanto para o público que nos prestigiou. Precisamos trabalhar pela conscientização cada vez mais maior das pessoas, pois são doenças que dependem de descoberta bem precoce para ampliar as chances de sucesso no tratamento. Também precisamos vencer o tabu masculino sobre o assunto, justamente para garantir uma qualidade melhor na saúde deles. O câncer de próstata corresponde, hoje, a 29% dos diagnósticos oncológicos nos homens. No Brasil, um homem morre vítima desse câncer a cada 38 minutos, muitas vezes porque a detecção é tardia, por falta de acompanhamento de saúde que possa fazer a descoberta precoce. Vamos continuar trabalhando, ao longo do mês de novembro, com atividades voltadas, principalmente, para a população masculina, para garantir a quebra do preconceito e uma prevenção mais efetiva”, concluiu Isabela.
O Vice-prefeito e Secretário de Esporte e Lazer, André Lúcio Torres, deixou claro que o trabalho ao longo dos últimos anos tem rendido um resultado bastante positivo. “O trabalho realizado em conjunto que sempre fizemos, envolvendo as áreas de saúde, esporte e lazer, tem demonstrado ótimos números e uma participação popular cada vez maior. O sucesso desse nosso Dia D, hoje, demonstra a confiança que a população deposita em nosso trabalho e a alegria de estar conosco para não só se divertir, mas também receber informação de qualidade, garantir uma saúde exemplar e levar para dentro de suas famílias uma consciência maior de que com saúde controlada vivemos mais. Só tenho a agradecer o empenho e alegria demonstrados pelos servidores municipais envolvidos, aos parceiros que acreditaram na campanha, ao SMEC pela cessão do local, aos profissionais convidados que ajudaram a tornar o evento ainda mais especial e ao público que abrilhantou e que saiu como propagador da importância da prevenção”, disse André.

CAMPANHA OUTUBRO ROSA / NOVEMBRO AZUL

O Dia D, realizado no dia 29 de outubro, foi só uma das atividades que veem acontecendo ao longo do mês. Outras ações estão em curso para garantir um mês de novembro bem intenso na conscientização, principalmente do público masculino, tanto na zona urbana quanto rural.
Palestras interativas, encontros, rodas de conversa, cafés compartilhados, atividades esportivas e a realização de testes rápidos permearam outubro, tanto nos postos de saúde, na equipe itinerante que atende a zona rural, no CRAS Onofre Dias para os grupos de convivência.
Na opinião de Isabela Lott, “os profissionais de saúde ficaram bastante engajados na campanha. Decoramos as unidades de saúde dentro das cores da campanha, organizamos um grupo para desenvolver atividades que atingissem o máximo de pessoas possível. A campanha tem sido uma experiência positiva. Nosso objetivo é garantir uma ampliação paulatina na prevenção e na promoção da saúde, buscando sempre uma redução nas doenças e seus respectivos tratamentos, sempre desgastantes para os pacientes e familiares. Ainda temos uma grande agenda para o mês de novembro”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *