Mais do que preencher vagas, a Nova 381 quer ampliar horizontes, aproximar oportunidades e tornar a inclusão uma prática concreta dentro de um dos maiores projetos de infraestrutura em andamento em Minas Gerais. A Concessionária realiza nesta terça-feira, 12, em Belo Horizonte, o 1º Feirão de Emprego voltado exclusivamente para Pessoas com Deficiência (PCD).
A iniciativa marca um novo capítulo nas ações de diversidade e inclusão da empresa, que desde o início da operação da BR-381 vem utilizando os feirões presenciais como principal porta de entrada para a contratação de mão de obra. Desde 2025, a empresa promove a seleção de perfis profissionais em diferentes cidades como estratégia para acelerar admissões, formar banco de talentos e absorver trabalhadores para áreas operacionais e administrativas.
Segundo a gerente executiva de Gente e Gestão da Nova 381, Karine Campos, a realização de uma edição exclusiva para Pessoas com Deficiência é parte do processo de construção de um ambiente inclusivo. “Somos uma empresa nova e queremos que as pessoas saibam que existem oportunidades para todos os perfis dentro da Nova 381. Este feirão é uma manifestação prática do nosso interesse em construir um ambiente cada vez mais diverso, acessível e acolhedor. Queremos estar próximos das pessoas que vivem ao longo do trecho que operamos e mostrar que há espaço para todos crescerem conosco”, destaca.
Durante o evento, os candidatos poderão concorrer a oportunidades em setores administrativos e operacionais, além de realizar ou atualizar o cadastro no banco de talentos da Concessionária.
Para Karine Campos, a ação também cumpre um papel importante que é tornar visível para o público PCD que a inclusão não está restrita ao discurso institucional. “Quando a empresa cria uma ação exclusiva como essa, ela deixa claro que existe intencionalidade, existe busca ativa e existe interesse genuíno em aproximar esse público do mercado. Não é apenas divulgação; é uma prática real de empregabilidade”, afirma.
A proposta do feirão é, ainda, reduzir distâncias entre empresa e candidatos. Em vez de um processo seletivo impessoal e exclusivamente digital, a Nova 381 aposta no contato presencial para ouvir histórias, entender perfis, identificar potencialidades e construir uma relação mais humana desde o primeiro encontro.
Assertividade
No último feirão deste ano, a Concessionária registrou 108 candidatos. Desses, 70% seguiram no processo seletivo e 30% foram contratados. “Todas as nossas posições foram preenchidas. A taxa de conversão no preenchimento das vagas foi considerada altamente positiva, consolidando o formato como uma das principais ferramentas de recrutamento da empresa. Agora, com a primeira edição dedicada exclusivamente às Pessoas com Deficiência, a expectativa é ampliar não apenas o número de currículos cadastrados, mas também fortalecer uma cultura corporativa baseada em pertencimento, representatividade e oportunidade”, finaliza Karine.
SERVIÇO
1º Feirão de Emprego PCD – Nova 381
Data: 12 de maio de 2026
Horário: 9h
Local: Faculdade UNA – Power Shopping Centerminas
Endereço: Av. Pastor Anselmo Silvestre, 1.495 – 4º andar – Belo Horizonte