A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) prendeu, neste fim de semana, mais três suspeitos durante o desdobramento da Operação Guardiões do Prata, elevando para doze o total de pessoas presas desde o início da ofensiva.

Deflagrada na manhã de sexta-feira, 14 de novembro de 2025, a operação foi conduzida pela 22ª Delegacia de São Domingos do Prata e tem como foco o combate ao tráfico de drogas e a desarticulação de uma organização criminosa com atuação integrada nos municípios de *São Domingos do Prata, João Monlevade, Dionísio, Timóteo e Ipatinga*, além de apresentar conexões com facções de outros estados.

A ação policial envolve o cumprimento de *32 mandados de busca e apreensão*, mobilizando cerca de 100 policiais civis e 30 viaturas de unidades pertencentes ao 12º Departamento de Polícia Civil de Ipatinga, em uma operação coordenada e estratégica sob o comando do Delegado Raphael Dias do Carmo Machado.

A ofensiva contou ainda com o apoio especializado da Coordenadoria de Operações Estratégicas (COE), que emprega aeronave do CAT, equipes do canil (COC) e do time tático (CORE), reforçando a segurança operacional e ampliando a efetividade das diligências. Até o momento, foram apreendidas substâncias entorpecentes, armas de fogo, valores em dinheiro, pelo menos três veículos automotores.