No final da tarde deste domingo, 29 de setembro de 2024, por volta de 17h50min, o foragido da justiça Juliano Ferreira Dias Pinto, de 39 anos acabou morto baleado, após troca de tiros contra a Policia Militar no km 376 das BR-381 em São Gonçalo do Rio Abaixo.

De acordo com as informações, as equipes do Tático Móvel da Policia Militar, receberam informações que Juliano Pinto natural de Itabirito, estava com um mandado de prisão em aberto, estava em deslocamento pela rodovia BR-381, em um Fiat Pálio de cor preta, veículo este com queixa furto roubo sentido João Monlevade. De imediato Militares foram em rastreamento, quando próximo de São Gonçalo do Rio Abaixo, avistaram o veículo, de imediato foi dado ordem de parada ao foragido. Os Militares acionaram os sinais sonoros e luminosos forçando que o mesmo parasse o carro, mas esse ignorou aumentando ainda mais a velocidade do carro realizando ultrapassagens em locais proibidos, colocando em risco os usuários da via.
Segundo informações o foragido passou a jogar o carro contra as viaturas Militares, colocando em risco os Policiais, que efetuaram vários disparos contra os pneus do veículo, com a intenção que esse parasse para ser procedida a abordagem.

Quando no km 476 o foragido perdeu o controle da direção e caiu com o veículo em uma canaleta lateral da pista, o mesmo fugiu pela janela passando por cima de uma mulher que estava no carro, Juliano Pinto apontou uma arma de fogo na direção dos Militares que antes que ele efetuasse o disparo, os Militares atiraram em defesa, que o foragido ao ser baleado caiu em uma ribanceira coberta por pedras de aproximadamente 40 metros de altura, ao verificar constataram que Juliano Pinto estava ainda vivo e próximo dele uma pistola calibre 9 mm carregada, e mais um carregador reserva caído ao chão.
Os Militares acionaram os Militares do Corpo de Bombeiros e a equipe de socorrista do Sevor (Serviço Voluntario de Resgate), os Militares realizaram técnica de rapel para descer ao local, com uma maca e imobilizar o baleado, após retirá-lo do penhasco o levaram ao hospital Margarida em João Monlevade, ele tinha escoriações pelo corpo e marca de disparo de arma de fogo na perna.
Dentro do veículo estava uma mulher de 23 anos, e uma criança de colo, ela que disse ser amiga do foragido, a mesma e o bebe não sofreram nenhuma lesão. durante conversa com a mesma essa disse que o foragido a convidou para um passeio na lagoa do Peti, que ao retornar pararam em uma lanchonete em São Gonçalo do Rio Abaixo, que a todo momento da perseguição ele não aceitava as ordens impostas de parada pelos Militares e acelerava ainda mais o carro.
A perícia da Policia Civil compareceu na cena do fato realizando os trabalhos técnicos criminais, ao término liberou o veículo recuperado para ser removido ao pátio credenciado de Barão de Cocais.
No hospital o foragido recebeu os atendimentos, foi constatado uma perfuração apenas por arma de fogo na perna direita na altura do joelho, que transfixou, ele não resistiu aos ferimentos e morreu, o corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) do cemitério do Baú.
Os Militares envolvidos na ação, foram conduzidos com suas armas para sede do 26° Batalhão da Policia Militar em Itabira, onde as providências foram tomadas, ficando todos à disposição da justiça.
Asnoticiasonline.com.br