TJMG sela parceria com PMMG para uso de heliponto

Área foi colocada à disposição em cerimônia na Cidade Administrativa

Cerimônia no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, formalizou a disponibilização do heliponto do Edifício-Sede do TJMG ao Comando de Aviação do Estado, da PMMG (Crédito: Riva Moreira / TJMG)

Em solenidade promovida nesta terça-feira (29/7), no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, foi formalizada a disponibilização do heliponto do Edifício-Sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) para uso do Comando de Aviação do Estado (ComAvE), da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG). O evento foi conduzido pelo governador em exercício do Estado de Minas Gerais e presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior.

 

Além da formalização, efetuada por meio da assinatura de um ofício, também foi realizada uma homenagem ao comandante do ComAvE, coronel PM Ricardo Alexandre Faria, que recebeu uma placa como agradecimento do Judiciário aos serviços prestados.

 

O heliponto do TJMG foi devidamente homologado na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 25/6 deste ano. Classificado como privativo e de uso restrito, o local possui balizamento noturno e está apto para operações visuais diurnas e noturnas. Seu plano de zona de proteção foi aprovado pelo Comando da Aeronáutica, garantindo conformidade com os atuais padrões de segurança.

 

O heliponto do Edifício-Sede do TJMG é homologado na Agência Nacional de Aviação Civil e seu plano de zona de proteção foi aprovado pelo Comando da Aeronáutica (Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG)

 

O governador em exercício e presidente da Corte mineira, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, destacou a localização estratégica do heliponto do Edifício-Sede do TJMG, o que possibilita o atendimento às forças de segurança em casos de emergência.

 

“O heliponto necessitava de reformas e adaptações a partir da legislação que trata do tema. O Tribunal de Justiça licitou e realizou uma reforma com seus próprios recursos. Divulgamos e cedemos às forças de segurança, que utilizam helicópteros em missões de segurança e emergências, para poderem utilizá-lo”, disse.

 

Sobre a homenagem concedida ao comandante do ComAvE, o presidente Corrêa Junior considerou um “reconhecimento da importância da gloriosa Polícia Militar do estado no contexto da segurança pública e em todas as demais ações”. “A PMMG é um orgulho para todos nós”, disse.

 

O coronel PM Ricardo Alexandre Faria agradeceu pelo reconhecimento afirmando ser uma “grata satisfação e uma honra ser homenageado e reconhecido dessa forma”.

 

O governador em exercício e presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior (dir.), com o comandante do ComAvE, coronel PM Ricardo Alexandre Faria, exibindo o documento que disponibiliza o heliponto (Crédito: Riva Moreira / TJMG)

 

Dispositivo de honra
 

Compuseram o dispositivo de honra o governador em exercício e presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi; o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Vicente de Oliveira Silva; o presidente do TRE-MG, desembargador Júlio César Lorens; o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Paulo de Tarso Morais Filho; a defensora-pública-geral de Minas Gerais, Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias; o chefe do Estado-Maior da PMMG, coronel PM Maurício José de Oliveira; o comandante do ComAvE, coronel PM Ricardo Alexandre Faria; o chefe da Coordenação Aerotática (CAT) da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), delegado Bruno Tasca Cabral, representando a delegada-geral da PCMG, Letícia Gambogi; o coordenador de Meio Ambiente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), tenente-coronel Ivan Santos Pereira Neto, representando a comandante-geral do CBMMG, coronel Jordana de Oliveira Filgueiras Daldegan; e o diretor de transportes aéreos do Gabinete Militar do Governador de Minas Gerais, capitão PM Gustavo Amorim T. Yamate da Silva, representando o coordenador estadual de Defesa Civil, coronel PM Paulo Roberto Bermudes Rezende.


 

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *