Emerson Hugo Bezerra da Silva, o “Baianinho”, já ficou preso entre 2015 e 2018; criminoso responde pelos crimes de homicídio, associação criminosa e porte de arma ilegal
Fernanda Rodrigues , Renato Rios Neto/Itatiaia
Emerson Hugo Bezerra da Silva é apontado como o autor do crime
Imagem cedida à Itatiaia
Emerson Hugo Bezerra da Silva, conhecido como “Baianinho”, é apontado pela Polícia Civil como o homem que aparece em um vídeo decapitando uma vítima em Mariana, na região Central de Minas. Ele é suspeito de cometer um outro homicídio em maio deste ano e é considerado foragido pela Justiça mineira.
Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), “Baianinho” ficou preso no Presídio de Mariana entre maio de 2015 e junho de 2016, e no Presídio Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves, entre junho de 2016 e julho de 2018. Desde então ele está em liberdade.
Em maio deste ano, a Justiça emitiu um mandado de prisão preventiva contra o criminoso. Ele responde pelos crimes de homicídio, associação criminosa e porte de arma ilegal. Apesar do mandado, “Baianinho” até hoje não foi preso, se encontrando foragido até o momento.
“Baianinho” seria membro do Comando Vermelho (CV) e líder do tráfico de drogas na região do bairro Rosário, em Mariana. Ele teria arrancado a cabeça de um homem para mandar um recado a “Paizão”, membro do Primeiro Comando da Capital (PCC) e chefe do tráfico do bairro Cabanas em Mariana, e de cidades da região, como Ouro Preto e Itabirito.
A decapitação seria uma vingança a um triplo homicídio, acontecido em Ouro Preto, no dia 2 de Dezembro. As três vítimas eram de Mariana e ligadas ao Comando Vermelho. As três foram amarradas, torturadas e mortas com tiros de diversos calibres. Uma jovem que poderia ter atraídos os três homens para o cenário do assassinato está desaparecida.
A vítima se chama Marco Polo e a polícia investiga se ele tem envolvimento direto com o crime. A situação chocou os moradores de Mariana e, até o momento, o corpo da vítima ainda não foi encontrado.