Monumento passa, agora, por restauração interna
A restauração da estátua de Padre João, localizada na praça de mesmo nome, está próxima de ser concluída. Após a consolidação das trincas com produtos apropriados e pintura externa, a estátua receberá, agora, o tratamento na parte interior.
De acordo com um dos diretores da empresa responsável, Grupo Oficina de Restauro, Adriano Ramos, é importante ressaltar que o serviço de restauro é realizado com respeito a originalidade da obra e até a pintura será mantida no tom marfim em toda a estrutura de 20 metros.
O secretário de Cultura, Aulus Rodrigues destacou a importância desse trabalho. “A restauração da estátua de Padre João é muito esperada pela sociedade são-gonçalense, diante da simbologia de fé e devoção que marcaram a presença do missionário na cidade até os dias atuais”.
O Grupo Oficina de Restauro, vencedor da licitação, foi fundado em 1987. A empresa possui em seu currículo restaurações de patrimônios culturais em dezenas de cidades mineiras como Congonhas, Belo Horizonte, Mariana, além de Brasília no Distrito Federal. O valor estimado do restauro é de R$295 mil.
Em abril, a praça que abriga a estátua foi entregue à comunidade. No local foram realizadas a troca da iluminação e escadaria/rampa que liga o bairro à praça, troca de parte do pavimento, construção de novos banheiros masculino/feminino e para pessoas com deficiência (PCD). Ainda foi feita a reforma do cômodo abaixo da estátua; instalação de novos bancos e reforma dos existentes, além de guarda corpo e corrimão em madeira na escadaria/rampa que liga a parte de baixo à praça.
Fotos: Daniel Cota – Acom/PSGRA