Falta de energia interrompe funcionamento da ETA e afeta abastecimento no Chapada, Boa Esperança e Areias

Devido à falta de energia elétrica, as atividades da Estação de Tratamento de Água (ETA) Chapada foram temporariamente interrompidas na tarde desta segunda-feira (30), impactando o abastecimento nas regiões de Chapada, Boa Esperança e Areias. Um poste da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) foi derrubado na região, prejudicando assim o abastecimento.

Sem eletricidade, o sistema fica inoperante, impedindo a captação, o bombeamento e o tratamento da água para posterior distribuição aos moradores. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) já comunicou a Cemig sobre o ocorrido e aguarda o retorno da eletricidade para que possa retomar a produção de água.

A expectativa é que a energia seja restabelecida durante a noite. Ao retornar, o reabastecimento será normalizado de forma gradual.

Orientações

O Saae orienta para que a população utilize a água com racionalidade, evitando desperdícios. De acordo com a Resolução nº 228 da Arisb-MG, todo imóvel deve possuir caixa d’água com capacidade para atender as necessidades por, no mínimo, 24 horas. 

Quanto às soluções alternativas de abastecimento, é importante ressaltar que a Resolução nº 132 da Arisb-MG estabelece que a autarquia deverá prover fornecimento de emergência às instituições que prestem serviços essenciais à população, mediante solicitação, quando a interrupção do serviço for superior a 24h.

Atendimento ao cliente 

O Serviço de Atendimento ao Cliente do Saae é feito pelo telefone 115, que funciona 24 horas e a ligação é gratuita. Ao ligar, o cliente deve ter em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula.Outra opção é entrar em contato pelo WhatsApp, pelo número (31) 3839-1330.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *