Cruzeiro faz dois gols em menos de dois minutos, volta a vencer fora de casa e cola no pelotão de elite do Brasileirão
Guilherme Piu/Itatiaia
Cruzeiro venceu Grêmio por 2 a 0 em Caxias do Sul
Com dois gols em menos de dois minutos, o Cruzeiro venceu o Grêmio por 2 a 0, nesta quarta-feira (10), no estádio Centenário, em Caxias do Sul, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro. O volante Ramiro e o atacante Arthur Gomes, aos 14’ e 16’ da primeira etapa, garantiram o triunfo celeste sobre o time gaúcho.
O resultado positivo fez o Cruzeiro entrar no G6 – zona de classificação à Libertadores. Agora, a equipe celeste está na 6ª colocação, com 26 pontos em 15 jogos. Já o Grêmio vive o desespero de tentar sair da zona de rebaixamento. O Tricolor ocupa a 18ª colocação, com 11 pontos em 14 jogos.
O Cruzeiro volta a campo neste sábado (13) e vai enfrentar o Red Bull Bragantino, no Independência, às 16h (de Brasília). O jogo não será no Mineirão por causa de dois eventos no Gigante da Pampulha: um festival de rock na Esplanada e um evento de música eletrônica na parte interna do estádio.
Já o Grêmio enfrenta o Operário no domingo (14), às 11h, pela terceira fase da Copa do Brasil. O jogo está marcado para o estádio Centenário, em Caxias.
Segundo triunfo longe de BH
Invicto em casa com seis vitórias em seis jogos e uma das melhores campanhas como mandante, o Cruzeiro venceu a segunda partida fora de Belo Horizonte. O time celeste havia vencido apenas um jogo fora de casa antes da partida contra o Grêmio.
Na sexta rodada, o time celeste bateu o Atlético-GO por 1 a 0, no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. O aproveitamento do Cruzeiro longe de Minas Gerais é de 29,63%.
O jogo
O primeiro tempo começou equilibrado, mas o Grêmio conseguiu crescer mais do que o Cruzeiro e controlar, de certa forma, os minutos iniciais. Edenílson, do time gaúcho, teve excepcional chance aos 7 minutos, mas ele parou de forma milagrosa nas mãos do goleiro cruzeirense Anderson.
O susto fez o Cruzeiro ganhar mais campo e dominar a partida. De forma meteórica o time celeste fez dois gols, com Ramiro e Arthur Gomes, em um intervalo menor que dois minutos.
“Grandão” na partida, o time de Fernando Seabra controlava as ações e atacava o Grêmio nos espaços dados pelo adversário. Em uma dessas tentativas, o goleiro Marchesín salvou o time de Porto Alegre. Aos 31 minutos, Arthur Gomes chutou no cantinho, e o arqueiro gremista fez excelente defesa.
Três minutos depois, Matheus Pereira desperdiçou chance impressionante. O meia recebeu no centro da área, sem marcação, de frente para Marchesín, mas isolou a bola.
No segundo tempo, o Cruzeiro seguiu com bom volume ofensivo, não se escondeu e seguiu procurando o ataque. Com um a menos em campo, o Grêmio até criou algumas chances, mas falhou na finalização ou parou na marcação celeste.
A melhor chance gremista foi aos 16 minutos da etapa final. Nathan Fernandes recebeu dentro da área, cortou a marcação e bateu rasteiro. A bola bateu na rede pelo lado de fora, com muito perigo.
O Cruzeiro ainda teve outra chance de ampliar, mas Matheus Pereira chutou por cima do goleiro.
Lei do ex
Autor do primeiro gol do Cruzeiro na vitória sobre o Grêmio, o volante Ramiro preferiu não comemorar. O jogador vestiu a camisa do Tricolor Gaúcho, onde fez 255 jogos e marcou 23 gols.
“Tenho maior respeito pelo Grêmio, é um clube que me deu muito, mas hoje eu defendo a camisa do Cruzeiro e vamos fazer de tudo pro Cruzeiro sair vencedor. Acho que a gente fez um bom primeiro tempo aí, um primeiro tempo coletivo muito bom, fizemos dois gols muito rápido, que nos deram um pouquinho mais de tranquilidade pra jogar, então a gente vem construindo desde lá de trás os gols e procurando criar mais chances aí pra quem sabe aumentar o placar”, disse em entrevista ao canal Premiere, na saída para o intervalo.
Cruzeiro letal
Aos 14 minutos do primeiro tempo, gol do Cruzeiro. Barreal recebeu no lado esquerdo, cruzou para a área e encontrou Ramiro. O volante, na segunda trave, pulou para cabecear e abriu o marcador: 0 a 1.
Aos 16 minutos do primeiro tempo, gol do Cruzeiro. Arthur gomes aproveitou a sobra, cortou a marcação e bateu colocado de fora da área. A bola balançou a rede no canto esquerdo do goleiro gremista Marchesín: 0 a 2.
Aos 11 minutos do segundo tempo, cartão vermelho no Grêmio. Kannemann fez falta dura em Ramiro e foi para o vestiário mais cedo.
GRÊMIO 0 X 2 CRUZEIRO
Grêmio
Marchesín; João Pedro, Gustavo Martins (Du Queiroz), Kannemann e Reinaldo; Villasanti, Dodi, Edenilson (Everton Galdino) e Cristaldo (Pepe); Pavon (Nathan Fernandes) e Gustavo Nunes (Alysson Edward). Técnico: Renato Gaúcho
Cruzeiro
Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Kaiki; Lucas Romero (Machado), Ramiro, Barreal e Matheus Pereira (Mateus Vital); Arthur Gomes (Robert) e Gabriel Veron. Técnico: Fernando Seabra
Gols: Ramiro (14′ 1ºT), Arthur Gomes (16′ 1ºT)
Cartão amarelo: Machado (CRU); Pavón (GRE)
Cartão vermelho: Kannemann (11′ 2ºT)
Público: 4713 torcedores
Renda: R$ 166.350,00
Motivo: 16ª rodada do Campeonato Brasileiro
Data e horário: 10 de julho de 2024, às 16h30 (de Brasília)
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa/RJ)
Assistentes: Luis Claudio Regazone (CBF/RJ) e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (CBF/RJ)
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral (VAR-FIFA/SP)