Itabira: Campeonato Amador “Cinquentão” terá ferramenta tecnológica

Euclides Éder

No conselho técnico em assembleia geral, realizada nesta quarta-feira (26), na sede da Liga Itabirana de Futebol Amador (Lifa), ficaram definidos os moldes do Campeonato Municipal “Cinquentão”, como se refere à descrição, para atletas experientes, nascidos antes de 1974, exceto os goleiros na faixa etária de 35 anos. Um aplicativo será ferramenta tecnológica, permitindo inscrever jogadores, saber da situação de disputa, atualizações na tabela, acesso ao regulamento, cartões distribuídos e até mesmo a súmula eletrônica das partidas, tudo através do app SporTI. Oito clubes confirmaram participação nesta primeira categoria.

O lançamento oficial será na Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), dia dois de julho, quando as duas chaves serão sorteadas e a tabela divulgada. CSU, River, Grêmio, União, Santa Ruth, Vila Nova, Santa Maria e Triângulo enviaram representantes nesta reunião de alinhamento. A assembleia foi presidida por José Antônio Pinto Fernandes “Dorré”, assumindo vacância de Ricardo de Freitas, afastado por questões eleitorais. O Campeonato “Cinquentão” começa dia 13 de julho, 15h, e teve alteração na data, devido à partida do Valério na fase final do Campeonato Mineiro – Módulo II.

A previsão são cinco datas, jogos em turno único, dentro dos grupos, classificando os dois melhores colocados ao mata-mata semifinal, e o decisivo, em partida única. Não haverá vantagem para a fase eliminatória, e o empate leva a decisão aos pênaltis. Os jogadores terão credenciais, usadas no preenchimento da súmula, que podem ser substituídas por documentos oficiais com foto e assinatura. Serão tolerados pela equipe de arbitragem 15 minutos ao horário, documentado em nota oficial. A secretaria da Lifa já funciona em horário estendido, entre 9h e 17h30 para atender os dirigentes amadores.

“Nós já viemos tratando do regulamento, semelhante aos anos anteriores, e criamos um padrão. E ele abrange todos os itens e detalhamentos. Especificamente alguns casos novos que fomos inserindo, claro, com a aceitação dos clubes, que discutiram tudo entre eles, para que não fique nada imposto pela Liga. No app vai levar um pouco de tempo para adaptar a toda sistemática”, disse José Eustáquio Almeida, diretor técnico da Lifa. A competição vai prestar homenagem à mãe dos ex-atletas profissionais, com passagens pelo futebol amador: Riva, Alex Cascão e Beto, filhos de Lúcia Silva, ex-esposa do desportista Vitor Velho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *