A corrida é um esporte muito popular e acessível. No entanto, alguns cuidados precisam ser seguidos para que o atleta amador evite lesões
Ravenna Alves/Metrópoles
GettyImages
Correr é uma das atividades físicas mais populares e acessíveis, além de ser uma ótima opção de exercício aeróbico.
A corrida melhora a capacidade cardiovascular, ajuda a controlar o peso e promove a sensação de bem-estar. Também contribui para a prevenção de doenças crônicas, como a diabetes e a hipertensão, colaborando para a longevidade.
O professor Herbert Gustavo Simões, do curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília, conta que a corrida pode reduzir a ansiedade e os sintomas de depressão. Além da melhorar, a densidade mineral óssea e a composição muscular.
Segundo ele, a atividade física só é contraindicada para pessoas que tenham problemas no joelho, coluna ou quadril ou estejam obesas, sem conseguir se movimentar direito para a prática de exercícios.
Leia também
- Começou a correr? Médico aponta três lesões comuns em corredores
- Corrida reduz cortisol. Saiba outras vantagens do esporte
- Pratica corrida de rua? Saiba por que banana é a fruta ideal para você
- Nutricionista revela o que comer para melhorar o rendimento na corrida
No entanto, apesar de a corrida ser um exercício simples, é importante que o iniciante busque orientação profissional antes de iniciar uma rotina de treinos.Play Video
Vale a pena correr todos os dias?
O professor da Universidade Católica esclarece que, se a pessoa desejar e tiver disposição, ela pode correr todos os dias. No entanto, ele não recomenda por conta do desgaste físico.
“Três vezes na semana já é o suficiente. Treinar todo dia pode levar ao overtraining, que é a perda da performance decorrente de treino excessivo, além de causar desequilíbrios hormonais”, aponta Simões.
Ele sugere que a corrida seja alternada com outros exercícios, como a musculação. “O excesso de treinamento pode levar a lesões por esforço repetitivo, como fraturas por estresse, tendinites e dores musculares crônicas. Para minimizar isso, o ideal é começar a musculação antes da corrida”, afirma.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!