Empurrado pela torcida, time celeste conquistou vitória importantíssima no Mineirão, em Belo Horizonte, pela 10ª rodada da Série A
Guilherme Piu, Leonardo Gimenez/Itatiaia
De pênalti, William marcou gol da vitória do Cruzeiro contra o Fluminense
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Empurrado pela torcida, o Cruzeiro fez valer o mando de campo e venceu o Fluminense por 2 a 0, na noite desta quarta-feira (19), no Mineirão, em Belo Horizonte, em partida válida pela 10ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os gols da vitória celeste foram marcados por William, de pênalti, no fim do primeiro tempo, e já nos acréscimos da etapa final.
Com a vitória, o Cruzeiro encerra um tabu que durava quase seis anos. A última vez que o time celeste havia triunfado em cima do Tricolor foi em 25 de agosto de 2018, também no Mineirão, em jogo da 21ª rodada do Brasileirão daquele ano.
Com o resultado, o Cruzeiro ganhou duas posições e assumiu a sexta colocação na tabela do Brasileirão, com 17 pontos. A pontuação deixa a equipe de Fernando Seabra a um ponto do G4. Por sua vez, o Fluminense caiu para a lanterna do campeonato, com apenas 6 pontos.
Próximos jogos de Cruzeiro e Fluminense
Na próxima rodada, o Cruzeiro visitará o Bahia no domingo (23), às 16h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador.
Já o Fluminense terá um clássico pela frente. O Tricolor das Laranjeiras receberá o Flamengo também no domingo (23), às 16h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro.
O jogo
O primeiro tempo foi movimentado, com as duas equipes buscando o ataque. O Cruzeiro competiu muito, brigou pela posse de bola e assustou mais o sistema defensivo do Fluminense.
Como os dois times demonstraram muita ofensividade, o Cruzeiro “martelava” o Fluminense. Quando a equipe celeste dava espaço, os cariocas contra-atacavam. Essa foi a tônica da etapa inicial.
Assim, Marlon teve uma excepcional chance de abrir o placar, aos 14 minutos do primeiro tempo. Após lançamento milimétrico de Matheus Pereira, o lateral saiu sozinho, na cara de Fábio. O chute cruzado passou raspando à trave.
Logo depois, Anderson assustou todo o Mineirão. O goleiro tentou dar um passe, errou, e quase marcou contra.
Aos 40 minutos, o gol de pênalti, com William. lance confirmado após auxílio do VAR.
O segundo tempo seguiu movimentado. Depois do puxão de orelha do técnico Fernando Diniz no intervalo, o Fluminense voltou melhor. O time do Rio de Janeiro ocupou melhor os espaços e criou boas oportunidades, obrigando o goleiro Anderson a fazer intervenções importantes. Não fosse o camisa 98 celeste, o pior poderia ter acontecido na etapa número dois.
Mesmo com dificuldade, o Cruzeiro segurou bem o adversário, soube trabalhar a bola e saiu com o resultado positivo.
500 jogos do Novo Mineirão
O Mineirão completou 500 jogos pós-reforma para a Copa do Mundo de 2014 no duelo entre Cruzeiro e Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro. A marca foi celebrada no uniforme das duas equipes, que entraram em campo com um selo comemorativo em suas camisas.
Fábio homenageado
Antes do jogo, o goleiro Fábio foi homenageado no Mineirão. O goleiro fez a partida de 406 no estádio, contando jogos pelo Vasco, Cruzeiro e Fluminense. Por esse número importante, o ídolo celeste que hoje joga no Tricolor Carioca, recebeu a ‘Chave dos Vestiários’ antes do confronto.
Grande encontro
Pouco antes de a bola rolar no Mineirão, Fábio deixou o aquecimento no gramado. Na descida para os vestiários, o camisa 1 do Fluminense se encontrou com Pedro Lourenço, dono da SAF do Cruzeiro. Os dois se abraçaram, conversaram por alguns minutos, e depois se despediram. Momento em que o goleiro foi se preparar para o jogo.
Cronologia do jogo
Aos 37 minutos do primeiro tempo, o VAR chamou o árbitro Matheus Candançan para checar um possível pênalti de Thiago Santos, por ter colocado a mão na bola, após chute de Marlon, aos 35 minutos. O penal, com o auxílio do árbitro de vídeo, foi assinalado.
Aos 40 minutos, William recebeu a bola das mãos de Matheus Pereira. O lateral cruzeirense cobrou o pênalti no canto esquerdo. Fábio chegou a encostar na bola, mas ela entrou: 1 a 0.
Já na etapa final, aos 48 minutos, William arrancou com a bola, driblou vários jogadores e fuzilou Fábio com um chute no ângulo. Um golaço para sacramentar a vitória!
Cruzeiro 2×0 Fluminense
Cruzeiro
Anderson; William, Zé Ivaldo, João Marcelo e Marlon; Felipe Machado (Vitinho), Lucas Silva e Ramiro e Matheus Pereira; Gabriel Veron (Arthur Gomes) e Robert. Técnico: Fernando Seabra
Fluminense
Fábio; Marquinhos (Calegari), Antônio Carlos, Thiago Santos (Gabriel Pires) e Diogo Barbosa; Martinelli, Lima e Renato Augusto (Terans) e Douglas Costa (Keno); John Kennedy e Germán Cano (Kauã Elias). Técnico: Fernando Diniz
- Motivo: 10ª rodada do Campeonato Brasileiro
- Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
- Data e horário: Quarta-feira, 19 de junho de 2024, às 21h30 (de Brasília)
- Árbitro: Matheus Delgado Candançan (CBF/SP)
- Assistentes: Alex Ang Ribeiro (FIFA/SP) e Evandro de Melo Lima (CBF/SP)
- VAR: Daiane Muniz (FIFA/SP)
- Gols: William, do Cruzeiro (40 min do 1ºT e 48 min do 2ºT)
- Cartão amarelo: Matheus Pereira, Machado e Robert (Cruzeiro); Diogo Barbosa e Thiago Santos (Fluminense)
- Cartão vermelho: nenhum jogador
- Público: 28.812 pessoas
- Renda: R$ 831.555,00