Por ‘impacto’ e retorno técnico, Cruzeiro mira Gabigol após desistência de Dudu

Pedro Lourenço conversou por telefone com Rodolfo Landim, presidente do Flamengo

Leonardo ParrelaTiago Mattar/Itatiaia

gabigol maracana.jpg

Gabigol tem futuro incerto no Flamengo e pode assinar pré-contrato em julho

Marcelo Cortes/Flamengo

O Cruzeiro seguirá com postura agressiva no mercado da bola em busca de novas contratações para reforçar o elenco. Após a desistência de Dudu, que optou por permanecer no Palmeiras, a cúpula do futebol celeste tem no radar o atacante Gabigol, de 27 anos, do Flamengo.

Conforme apurou a Itatiaia, Pedro Lourenço conversou por telefone com o presidente do Rubro-Negro, Rodolfo Landim. Assim como fez com outros mandatários, casos de João Paulo Silva, do Ceará, e Mario Celso Petraglia, do Athletico-PR, o investidor do Cruzeiro se apresentou e debateu sobre eventuais negócios. O nome de Gabigol foi citado.

Ainda não há nenhum tipo de proposta ao clube carioca ou ao estafe do atleta, mas Gabigol é tratado como um “sonho” na Toca da Raposa II. Ele tem vínculo com o Flamengo apenas até o fim da temporada e, por isso, já poderia assinar pré-contrato com outra equipe a partir de julho.

O sócio majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Cruzeiro já revelou a intenção de aumentar a folha salarial do elenco e elevar o nível da equipe, que disputa Campeonato Brasileiro e Copa Sul-Americana em 2024. A contratação de Gabigol, evidentemente, promoveria impacto e retorno técnico ao clube.

Como é de praxe em negociações deste tipo, os clubes não se manifestam oficialmente. Não há expectativa de que Flamengo e Cruzeiro confirmem tratativas antes que as negociações avancem. Empresário de Gabigol, Júnior Pedroso não atendeu a reportagem.

Para a janela de registros que se abre em 10 de julho, o Cruzeiro já confirmou as contratações do goleiro Cássio, do zagueiro Jonathan Jesus, além dos atacantes Kaio Jorge e Lautaro Díaz. O Cruzeiro ainda deve buscar a contratação de um meio-campista e de um atacante.

Punição por doping

Após suspeita de fraude de exame antidoping, Gabigol foi suspenso por dois anos pelo Tribunal de Justiça Desportiva Antidopagem. Em teoria, o atacante só poderia voltar aos gramados em 8 de abril de 2025. No entanto, o julgamento do recurso foi adiado, e o atleta atua em função de uma liminar.

Em compasso de espera, o Cruzeiro aguarda o julgamento na Corte Arbitral do Esporte (CAS) para avaliar se avança na contratação. O corpo jurídico do Flamengo e a defesa do atleta confiam na absolvição de Gabigol, que terá o futuro diretamente impactado pelo resultado do julgamento.

O atleta garante que quer continuar no Flamengo. Recentemente, o jogador se envolveu em polêmica e foi punido após ser flagrado com a camisa do Corinthians em momento de folga. Gabigol foi penalizado com multa no salário e perdeu a camisa 10.

A situação de Gabigol no Flamengo

No último domingo (16), em entrevista à CNN, Marcos Braz, vice-presidente de futebol do Flamengo, foi evasivo ao falar da renovação com o jogador. O executivo afirmou ainda ter tempo para tratar do tema.

“O que eu posso falar do Gabigol é que tem o contrato com o Flamengo até o final do ano. Ainda não está no prazo possível para fazer qualquer tipo de pré-contrato. Tenho certeza absoluta que se isso acontecer eu serei avisado antes”, disse.

“Digo, ele é um ídolo do clube, é uma pessoa que muitos funcionários tem respeito e carinho muito grande. Somos gratos a tudo que ele fez. Claro que isso conta, que isso pesa. Na hora certa, com calma, vamos decidir o que vai ser feito com o melhor pelo Flamengo, para o Gabigol e para todos”, complementou.

Diante da forte concorrência, Gabigol perdeu espaço no Flamengo na atual temporada. O atacante soma 14 jogos e três gols.

O jogador defende o Flamengo desde 2019 e soma 282 jogos, 156 gols e 43 assistências. Com o atleta em campo, o Fla conquistou duas Copas Libertadores (2019 e 2022), dois Brasileiros (2019 e 2020), uma Copa do Brasil (2022), duas Supercopas do Brasil (2020 e 2021), uma recopa Sul-Americana (2020), além de quatro Estaduais (2019, 2020, 2021 e 2024).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *