Jogador estava emprestado até o fim de junho deste ano pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita
Leonardo Gimenez, Matheus Muratori, Pedro Leite/Itatiaia
Cruzeiro acertou a permanência de Matheus Pereira até o meio de 2026
Gustavo Aleixo/Cruzeiro
O Cruzeiro anunciou na tarde desta segunda-feira (17) a compra do meia-atacante Matheus Pereira. O jogador estava emprestado pelo Al-Hilal, da Arábia Saudita, desde julho de 2023, em contrato válido até o meio deste ano. Já o novo vínculo com a Raposa está previsto para se encerrar em junho de 2026.
O Cruzeiro não divulgou os valores da negociação. Porém, inicialmente, os direitos econômicos do jogador estavam fixados em 12 milhões de euros (cerca de R$ 60 milhões). O meia tinha contrato com o Al-Hilal até o fim de junho de 2026.
Em grande fase, Matheus Pereira é o principal jogador do time de Fernando Seabra. Nesta temporada, o camisa 10 soma 25 jogos, seis gols e nove assistências – números superiores aos de 2023, quando ainda buscava se adaptar ao futebol brasileiro. No ano passado, ele fez 15 partidas, balançou as redes uma vez e deu uma assistência.
Novela?
A ‘novela’ pela permanência de Matheus Pereira teve vários capítulos. As especulações chegaram ao fim somente na última quinta-feira (13), quando o meia decretou que ficaria no clube. Autor de um gol e uma assistência na vitória por 2 a 1 sobre o Cuiabá, o camisa 10 deixou o campo do Mineirão convicto da permanência.
“Todo mundo sabe que as negociações sempre têm algumas coisas que ficam. O mais importante é chegar a um acordo. As partes fizeram sacrifícios. Importante é que o final feliz, vou ficar, permanecer, seguir tendo momentos de alegria como tenho tido”, disse o meia ao deixar a partida válida pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Carreira
Matheus Pereira, de 28 anos, iniciou a carreira profissional em 2014, no Sporting-POR. Depois de atuar pela equipe B e também no time principal, ele passou por Chaves-POR, Nuremberg-ALE, West Bromwich-ING, Al-Hilal-SAU e Al-Wahda-EAU até chegar ao Cruzeiro.