Cruzeiro tem ‘trunfo’ na negociação por Jonathan Jesus; Ceará tenta manter zagueiro

Defensor, de 20 anos e 1,87m, é titular sob o comando de Vagner Mancini na disputa da Série B

Leonardo GimenezMarcel Rizzo/Itatiaia

jonathanceará.jpg

Jonathan Jesus, zagueiro do Ceará, negocia com o Cruzeiro

Gabriel Silva/Ceará SC

Em busca de reforços para o sistema defensivo, o Cruzeiro negocia a contratação do zagueiro Jonathan Jesus, do Ceará. O jovem atleta, de 20 anos e 1,87m, é titular sob o comando de Vagner Mancini na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro.

Considerado uma das principais joias das categorias de base do Vozão, Jonathan Jesus tem multa rescisória relativamente baixa para o mercado nacional. Segundo apurou a Itatiaia, os valores giram em torno de R$ 6 milhões. Ainda conforme apuração da reportagem, o clube tenta a permanência do atleta com uma valorização salarial.

Sob a gestão de Pedro Lourenço, o Cruzeiro tenta seduzir um jogador que possa contribuir tecnicamente e, por ser jovem, tem potencial de revenda para o exterior no futuro. O contrato de Jonathan Jesus com o Ceará é válido até o final de 2025.

Atualmente, o Ceará detém 90% dos direitos econômicos do atleta, enquanto os outros 10% se dividem entre o atleta e seu estafe.

A informação sobre a negociação do Cruzeiro com Jonathan Jesus foi antecipada pelo UOL e confirmada pela Itatiaia.

Carreira de Jonathan Jesus

As primeiras chances de Jonathan Jesus no time principal do Ceará ocorreram ainda na Série B do ano passado. Nesta temporada, o defensor já atuou em 13 partidas e busca o primeiro gol como profissional.

Com 20 anos, Jonathan de Jesus Alves é natural de São Vicente, no litoral paulista. Chegou ao Ceará para fazer teste em 2021 indicado pelo seu tio, o ex-volante Heleno Faísca, que jogou no Vozão entre 2009 e 2012.

Mas com um detalhe: o teste foi para ser centroavante. O avaliador era o também ex-volante João Marcos, ídolo do Ceará, que observou potencial no garoto de 1,87m para jogar na zaga. Na nova posição ele foi aprovado e começou a treinar a base do Ceará.

Jonathan subiu para o profissional em 2023, com o técnico Eduardo Barroca, mas se destacou mesmo na Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2024. Logo após o torneio foi efetivado no time profissional para a disputa das competições do ano.

Apesar do Ceará ter contratado para a zaga Ramon Menezes, ex-Cruzeiro, e Matheus Felipe, do Athletico-PR, Jonathan ganhou espaço e hoje forma a defesa titular com outro prata da casa do Vozão, David Ricardo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *