Estamos finalizando o mês de maio que é o mês da luta antimanicomial e o HNSD traz a
importância do cuidado com o paciente saúde mental por meio do atendimento da equipe multi em
leito retaguarda.
Este serviço é essencial não apenas para o bem-estar imediato do paciente, mas também para
garantir a continuidade do tratamento após a alta hospitalar.
O processo de atendimento envolve uma série de etapas e ações voltadas para o acolhimento e
apoio tanto ao paciente quanto aos seus familiares. Pra entender melhor este assunto,
entrevistamos a assistente social do Hospital, Lisiany Fernandes.
Como funciona o atendimento do serviço social do hospital com os pacientes de saúde
mental?
Realizamos acolhimento e escuta do paciente e familiar, verificamos se já é atendido pela rede
(PSF e ou CAPS), sensibilizamos com relação à continuidade do tratamento após alta nestes
equipamentos, orientamos sobre questões trabalhistas e sociais e realizamos encaminhamentos.
O que a assistente social do hospital pode fazer e quais são suas limitações?
Algumas atribuições são específicas do profissional de Serviço Social como a elaboração de
relatórios e pareceres. A assistente social pode realizar ações interventivas visando garantir ao
usuário o direito a seu tratamento e continuidade dele.
Realizamos sensibilização e encaminhamentos, nos colocamos à disposição para
esclarecimentos de dúvidas, intermediação com demais profissionais intra-hopitalar, com a rede
sócio assistencial e também para discussão de caso. Após a alta o paciente é encaminhado a
rede sócio assistencial (CRAS, CAPS, PSF), e por isso não realizamos o acompanhamento do
paciente após internação.
O que não compete ao serviço social do hospital?
Acionar transporte, marcar exames, agendar consultas, realizar atestado, comunicar óbito, advertir
paciente e familiar.
Cuidar da saúde mental é tão importante como cuidar do corpo. Cuide-se e busque a ajuda do
profissional caso precise.