Entrave na Câmara de Itabira pode tirar Valério do Módulo II do Mineiro 2024; entenda

Legislativo municipal planeja aprovação de verba que viabiliza a participação do clube no Módulo II; prazo termina nesta terça (23) e prefeito pede sensibilidade

Lucas Sanches/Itatiaia

VALERIO CAMPEONATO MINEIRO.PNG

Valerio corre risco de não disputar o Módulo II do Campeonato Mineiro 2024

Reprodução/Instagram/valeriodoceoficial

A Câmara Municipal de Itabira, na região Central de Minas Gerais, trava uma “batalha” interna pela aprovação de verba que pode viabilizar a participação do Valério no Módulo II do Campeonato Mineiro 2024. A competição começa na primeira semana de maio, mas, até o momento, o Dragão não tem condições financeiras de disputar a competição.

Segundo o prefeito da cidade, Marco Antônio Lage (PSB), assim como foi feito em 2023, a Câmara Municipal precisa votar a aprovação da liberação de R$ 1 milhão como 50% da verba necessária para o Valério arcar com as despesas da disputa da competição.

Os outros 50% já foram angariados pela equipe por meio da iniciativa privada.

O chefe do Executivo aponta Heraldo Noronha (PTB), o presidente da Câmara, como entrave para a participação do Valério no Módulo II. O vereador não teria colocado o tema em pauta para votação.

Marco Antônio Lage (PSB) afirma que a maioria dos vereadores são favoráveis à liberação da verba, mas depende do presidente para votar a pauta.

“A cidade tem 120 mil habitantes, e todos torcem para o Valério, sejam torcedores de América, Atlético ou Cruzeiro. Todos estão apreensivos e com medo de ver o time rebaixado e tendo que começar tudo do zero”, lamentou Lage à Itatiaia.

O prazo para votação e aprovação da liberação da verba se encerra nesta terça-feira (23). Caso isso não aconteça, o Valério perderia a vaga no Módulo II 2024 e veria Guarani ou América-TO ser convidado para a disputa.

Além disso, a “desistência” da participação no Módulo II obrigaria o Valério a disputar novamente a Segunda Divisão do Campeonato Mineiro, que corresponde ao terceiro escalão estadual.

Em 2023, o time de Itabira conquistou o acesso para o Módulo II, assim como o Mamoré.

“Caso não haja aprovação, o presidente do Valério destacou que o prazo é curto para assumir a responsabilidade financeira, que é muito grande. Eles vão notificar a Federação Mineira de Futebol (FMF), pagar a multa de cerca de R$ 200 mil e chamar o próximo time”, completou Marco Antônio Lage à reportagem.

O prefeito ainda destacou que o Valério tem grande representatividade em Itabira e é tido como “patrimônio” da cidade. A equipe não disputa o Módulo II do Campeonato Mineiro desde 2010 e não joga a elite estadual desde 2005.

“O impacto da verba sobre o orçamento da cidade é pequeno, mas a aprovação popular é grande. A prefeitura investe no esporte como um todo, não apenas no Valério em detrimento de outros. Esse é um complemento de vários investimentos na cidade e há grande frustração pela não aprovação até o momento”, concluiu o prefeito.

Ainda nesta segunda-feira (22), está programado um ato pacífico próximo à casa do presidente da Câmara Municipal de Itabira, Heraldo Noronha (PTB), pedindo a sensibilização em prol da votação nesta terça.

A reportagem tentou contato com Noronha, mas não obteve sucesso. A matéria será atualizada tão logo o vereador se manifeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *