Na tarde deste domingo, 31 de março de 2024, por volta de 13h, Militares do Corpo de Bombeiros de São Gonçalo do Rio Abaixo foram solicitados a comparecer no Distrito de Cocais na cachoeira do Macaco em Barão de Cocais, onde Luiz Caio Torquato, de 57 anos, se afogou no local.
De acordo com as informações assim que foram acionados via telefonema os Militares deslocaram para a Cachoeira do Macaco, próximo ao acesso para a Barragem do Torto. No local fizeram contato com o solicitante, que relatou aos Militares que o afogamento havia ocorrido por volta de 11 horas da manhã. Foi verificado que devido ao local ser de difícil acesso e unicamente por meio de estrada de terra irregular e com lama dificultando ainda mais o deslocamento da viatura que é imprópria para o tipo atendimento.
Já no local do afogamento os Bombeiros iniciaram os trabalhos para a recuperação do corpo. Foram utilizadas técnicas de mergulho livre e autônomo até encontrar o corpo. Após encontro eles aguardaram a chegada da perícia da Policia Civil no local, mas foram informados que devido à baixa luminosidade o Delegado de plantão em Itabira designaria um perito posteriormente. O corpo foi liberado pela Polícia Civil e uma funerária de plantão o encaminhou para o Instituto Médico Legal (IML) do cemitério da Paz em Itabira.