Galo abriu vantagem de 2 a 0 no primeiro tempo, mas a Raposa buscou a igualdade no fim do duelo na Arena MRV
Túlio Kaizer/Itatiaia
Terminou tudo igual o primeiro jogo da decisão do Campeonato Mineiro. Num jogo de tempos distintos, Atlético e Cruzeiro ficaram no empate por 2 a 2 na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Na estreia de Gabriel Milito, o Galo marcou duas vezes no primeiro tempo, com Bruno Fuchs e Hulk. Na etapa final, o Cruzeiro empatou com gol contra do zagueiro Jemerson e outro do argentino Dinenno.
Com a igualdade, o Cruzeiro mantém a vantagem na decisão do Campeonato Mineiro. O time celeste jogará por um empate para ser campeão. O Atlético, por sua vez, precisa vencer o clássico para conquistar o título.
O jogo de volta será no domingo (7 de abril), às 15h30, no Mineirão, em Belo Horizonte.
Os dois times mudam o foco durante a semana. O Atlético estreará na Copa Libertadores contra o Caracas, da Venezuela, na próxima quinta-feira (4), às 19h (horário de Brasília), no Estádio Olímpico UCV, em Caracas.
Já o Cruzeiro vai fazer o primeiro jogo na Copa Sul-Americana. Também na quinta-feira, às 19h, a equipe celeste visita a Universidad Católica, no Estádio Olímpico Atahualpa, em Quito.
Times mudados
Atlético e Cruzeiro foram escalados de forma diferente para o clássico. Os dois times entraram em campo com três zagueiros na Arena MRV.
No Atlético, Milito promoveu as entradas de Lemos e Zaracho nas vagas de Alan Franco e Gustavo Scarpa.
Já o Cruzeiro entrou com formação espelhada. Neris, Filipe Machado, Marlon e Dinenno foram as novidades da equipe celeste.
Gol rápido
O jogo começou quente, mas com maior domínio do Atlético. E o Galo abriu o placar rapidamente. Aos 7’, Bruno Fuchs recebeu pelo lado esquerdo, deixou Marlon e Romero para trás e finalizou por baixo de Rafael Cabral, que tocou na bola mas não conseguiu fazer a defesa: 1 a 0.
Domínio alvinegro
O Atlético seguiu em cima após balançar as redes. Com a marcação mais alta, o time alvinegro pressionou a saída de bola do Cruzeiro e conseguiu retomar a posse algumas vezes. O time teve boas chances, mas não construiu bem as jogadas.
Cruzeiro perdido
O time celeste, de esquema diferente, esteve perdido no primeiro tempo. A marcação da defesa, em linha mais alta, não encaixou. O time errou muitas vezes a saída de bola e pouco chego ao ataque.
Golaço na Arena MRV
O Atlético ampliou o placar aos 25’. Após troca de passes no campo de defesa, Arana lançou para o ataque. Hulk ganhou na velocidade de Villalba, driblou Rafael Cabral e tocou para o gol vazio para balançar as redes: 2 a 0.
Mais chances perdidas
O Atlético teve boas chances para ampliar o placar na Arena MRV. Jemerson e Paulinho estiveram cara a cara com Rafael Cabral, mas não conseguiram balançar as redes.
Melhor oportunidade celeste
No último lance do primeiro tempo, o Cruzeiro teve a sua melhor chance. Após cobrança de escanteio, Romero tocou de cabeça e a bola passou em frente ao gol de Everson.
Cruzeiro diminui o placar
No início do segundo tempo, o Cruzeiro diminuiu o placar. Lemos saiu jogando errado, a bola ficou com Dinenno. O argentino tentou o passe para Matheus Pereira, que dominou mal. Mauricio Lemos tentou afastar, acertou a bola em Jemerson e a bola morreu no fundo das redes: 2 a 1.
Atlético assustado, Cruzeiro melhor
O Atlético se assustou com o gol sofrido e passou a ser mais cauteloso em campo. O Cruzeiro se animou com o gol e passou a controlar mais a partida. A equipe celeste teve boa chance com Arthur Gomes, mas o atacante parou em Everson.
Jogo tenso até o fim
O jogo foi tenso na Arena MRV até o fim. O Cruzeiro teve boas chances de marcar, com Matheus Pereira, que perdeu oportunidade cara a cara, e William, que acertou a trave em tentativa de cruzamento. O Galo parou em Rafael Cabral após chute fraco de Paulinho.
Gol celeste e tudo igual
O Cruzeiro chegou ao empate aos 49 minutos do segundo tempo. João Marcelo cruzou para Dinenno, que tocou de cabeça para vencer Everson e balançar as redes na Arena MRV: 2 a 2 e fim de jogo.
ATLÉTICO 2 X 2 CRUZEIRO
Atlético
Everson; Bruno Fuchs, Mauricio Lemos (Mariano, 32/2°T), Jemerson; Saravia (Alan Franco, 48/2°T), Rodrigo Battaglia, Matías Zaracho (Alisson, 32/2°T), Igor Gomes (Edenilson, 9/2°T) e Guilherme Arana; Paulinho e Hulk (Scarpa, 48/2°T). Técnico: Gabriel Milito.
Cruzeiro
Rafael Cabral; Neris, João Marcelo e Villalba (Zé Ivaldo, no intervalo); William, Filipe Machado (Cifuentes, 31/2°T), Lucas Romero (Lucas Silva, 26/2°T), Matheus Pereira e Marlon (Barreal, 40/2°T); Arthur Gomes (Mateus Vital, 40/2°T) e Dinenno. Técnico: Nicolás Larcamón
Gols: Bruno Fuchs (7/1°T); Hulk (25/1°T); Jemerson, contra (3/2°T); Dinenno (29/2°T)
Cartões amarelos: Lucas Romero (31/1°T); Igor Gomes (36/1°T); Marlon (37/1°T); Matheus Pereira (45/1°T); Mauricio Lemos (51/1°T); Hulk (8/2°T); Arana (8/2°T); Neris (12/2°T); Filipe Machado (27/2°T)
Motivo: 1º jogo da final do Campeonato Mineiro
Local: Arena MRV
Horário: 16h30 (horário de Brasília)
Data: 30 de março de 2024
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima
Auxiliares: Felipe Alan Costa e Magno Arantes Lima
VAR: Emerson de Almeida Ferreira