ITABIRA(MG)- Nesta manhã de sábado, 23 de março de 2024, moradores do bairro Juca Rosa com a Vila São Geraldo, próximo da Escola Estadual Maricas Magalhães, ficaram surpreendidos com a audácia de ladrões de cabos de cobre, que arrancaram grande quantidade de fios e os deixaram jogados ao chão por quase todo o dia, os levando no período já da noite.
Segundo informações anteriormente moradores já haviam denunciado os furtos que aconteciam com frequência, mas nesta madrugada mesmo com intensa chuva perceberam barulhos de cabos caindo ao chão e pessoas arrastando o material. Uma denúncia era que um indivíduo usava uma escada para subir e cortava, enquanto outros arrastavam os cabos sentido rua Jatobá.
No período da noite, por volta de 23h45min, a Central de Operações da Policia Militar (COPOM) recebeu denúncias anônimas que quatro indivíduos foram vistos em movimentação nas proximidades da rua João Camilo de Oliveira Torres próximo do campo do Grêmio, sendo um deles vestindo camisa amarela, outro de cor preta e azul, que estes estavam cortando extensa rede de cabeamento e os arrastaram atravessando a avenida Osório Sampaio e depositando o material próximo de um lote vago na praça da rua Sebastião Calixto da Mata na Vila São Geraldo.
Viaturas da Policia Militar realizaram intenso rastreamento quando na rua Eliodoro do Carmo Silva avistaram dois indivíduos de 29 e 31 anos, com as mesmas características denunciadas, onde ao avistar as viaturas demonstraram nervosismo tentando esquivar da abordagem, mediante suspeita realizaram as abordagens de ambos, ao serem questionados sobre os furtos tentaram ficar calados, mas próximo do local em que estavam foi encontrado o cabeamento.
Com o abordado de 31 anos, foi encontrado em seu bolso um papelote de cocaína, já o suspeito de 29 anos teve seu aparelho celular apreendido haja visto que possa ter informações sobre os furtos.
A perícia da Policia Civil compareceu e realizou os trabalhos técnicos. Os presos foram encaminhados juntamente ao material apreendido à Delegacia de Polícia Civil que deu seguimento ao caso.
Moradores acreditam que os ladrões fazem parte de um grupo criminoso que dias atrás, dois deles de 39 e 40 anos, foram presos com tesoura e arco de serra na rua Sebastião Calixto da Mata na Vila São Geraldo, antes mesmos de cortarem a rede de cabos.
Silvio Andrade