ALVINÓPOLIS(MG)- Na manhã da última sexta-feira, 1° de março de 2024, equipes Militares de Meio Ambiente de Itabira e João Monlevade, conseguiram impedir a expansão de exploração ilegal de minerais no lugarejo Cascalheira, no Distrito de Fonseca na cidade de Alvinópolis, um individuo de 37 anos foi conduzido e autuado em multa próximo de R$.40.000,00 mil reais.
Após acionamento por parte de funcionários terceirizados da empresa VALE S/A, as equipes da Policia Militar de Meio Ambiente de João Monlevade e Itabira compareceram em um ponto conhecido pelos militares pela atividade de extração ilegal de minério de Ferro, se tratando de uma clareira formada através de desmatamento ilegal de floresta remanescente da Mata Atlântica na localidade conhecida como Fonseca em Alvinópolis.
De acordo com as informações, quando chegaram no local, as equipes Militares depararam com uma escavadeira, uma carreta com um semi-reboque de prancha, o autor, um mecânico e uma advogada da empresa que locou as máquinas. Após contato com a Polícia Federal e realizadas as diligências, foram tomadas as seguintes providências. Um conduzido e dois boletins de ocorrências foram registrados, por executar pesquisa, lavra ou extração de recursos minerais sem autorização, por instalar, operar, ampliar e construir atividade sem autorização e licença ambiental.
Multa de R$ 39.597,75, apreensão de uma máquina escavadeira, prancha e um caminhão. Os registros foram encaminhados para investigação da Policia Federal. Na operação os Militares utilizaram um drone para sobrevoar toda área fiscalizada.
Participaram da ocorrência os Sargentos Evandro, Carmo, os Cabos Castelar, Martins e o Soldado Marlon.
Silvio Andrade