Com resultado, equipe cruzeirense perdeu invencibilidade no torneio, enquanto os americanos seguem sem perder
Matheus Muratori/Itatiaia
O América venceu o Cruzeiro por 2 a 0 na noite desta quinta-feira (15), em clássico no Mineirão, em Belo Horizonte, e encaminhou a classificação à semifinal do Campeonato Mineiro. Os times se enfrentaram pela quinta rodada do Estadual.
Os gols saíram no segundo tempo. Visitante, o América aproveitou as oportunidades e marcou com o atacante Renato Marques e o meia-atacante Rodrigo Varanda, depois de chances do Cruzeiro no primeiro tempo e um “tudo ou nada” do time celeste na etapa complementar.
Agora, o América lidera o Grupo C do Estadual com 13 pontos, com campanha de quatro vitórias e um empate. Já o Cruzeiro conheceu o primeiro revés, mas segue líder do Grupo A, com 10 pontos. Os líderes de cada chave e o segundo melhor colocado geral vão avançar às semifinais do Estadual.
O Coelho tem a melhor campanha do Campeonato Mineiro e ainda detém o melhor ataque (16 gols) e a melhor defesa (apenas um gol sofrido).
O Cruzeiro voltará a campo no domingo (18), às 18h30, quando visitará o Democrata-GV, no Mamudão, em Governador Valadares, pela sexta rodada do Mineiro. Por mesmos motivo e dia, mas às 16h, o América receberá o Villa Nova, no Independência, na capital mineira.
Pressão inicial do América
O jogo começou com pressão do América. O goleiro cruzeirense Rafael Cabral perdeu a bola para o atacante americano Vitor Jacaré dentro da área, o atacante tocou para o meia Moisés, sem ângulo, que perdeu o gol ao chutar para fora.
No lance seguinte, mais pressão: o volante cruzeirense Lucas Silva perdeu a bola e ela sobrou para Jacaré que, da esquina da área, bateu por cima do gol de Rafael.
Cruzeiro responde
O Cruzeiro assustou depois de cobrança de falta. Aos cinco minutos, o lateral-direito William bateu a falta frontal ao gol. A bola bateu na barreira americana e enganou o goleiro Dalberson, que voltou e conseguiu fazer boa defesa.
Time celeste pressiona
Aos 14 minutos, foi a vez de Dalberson errar saída de bola. O atacante cruzeirense Arthur Gomes rolou para o centroavante argentino Juan Ignacio Dinenno, que dentro da área bateu em cima da zaga e não aproveitou o vacilo americano.
Mais chances do Cruzeiro
Depois de pressão inicial do América, o Cruzeiro passou a ter mais a bola. Com 32 minutos no relógio, Arthur recebeu cruzamento na esquerda, dentro da área, e bateu cruzado. A bola passou na frente do gol sem nenhum complemento e foi para fora.
Seis minutos depois, o meia-atacante Matheus Pereira fez boa jogada pelo meio. Ele bateu ao gol de fora da área, e a bola passou com perigo pelo lado direito do gol americano.
Aos 49, nova chance perigosa do Cruzeiro: o atacante João Pedro cruzou rasteiro, Dalberson conseguiu desviar e impediu alguma finalização por parte de Dinenno. Foi a última oportunidade de impacto do primeiro tempo.
Gol do América anulado
O jogo voltou parelho, e aos 8 minutos do segundo tempo houve um gol anulado do América. O volante Juninho recebeu na área e encontrou o atacante Fabinho. Sozinho, ele completou para o gol. A arbitragem assinalou impedimento do meio-campista, de forma correta.
América abre o placar
O gol legal saiu aos 15 minutos. Fabinho fez boa jogada pela direita, achou o centroavante Renato Marques na esquina da grande área.
Renato Marques bateu de primeira, com a lateral do pé direito, e a bola encobriu o goleiro Rafael, abrindo o marcador com um golaço: 1 a 0. Ao fim do jogo, ele admitiu que tentou cruzar e acabou encobrindo o arqueiro cruzeirense.
Dinenno perde
O Cruzeiro respondeu logo na sequência. Depois de boa trama, o lateral-esquerdo Marlon acertou bom cruzamento em meia altura para Dinenno. Sem goleiro, o argentino não conseguiu completar para o gol praticamente vazio.
Dalberson
Atrás no placar, o Cruzeiro começou a se soltar mais. Matheus Pereira recebeu na ponta esquerda, bateu cruzado, e Dalberson fez boa defesa, aos 24 minutos.
Tudo ou nada custou ao Cruzeiro
O Cruzeiro mexeu, trocou zagueiro por meio-campista, e se lançou ao ataque. Contudo, o América foi quem aproveitou. O meia-atacante Rodrigo Varanda aproveitou cruzamento e falha defensiva cruzeirense e, na pequena área, marcou o segundo do Coelho no jogo: 2 a 0.
América próximo do gol e expulsão no Cruzeiro
Depois do segundo gol, o América seguiu melhor. Além disso, o Cruzeiro teve uma expulsão: o volante argentino Lucas Romero tentou dar cotovelada em Varanda e foi expulso. Os americanos continuaram mais firmes e fecharam a vitória no clássico por 2 a 0.
Cruzeiro 0 x 2 América
Cruzeiro
Rafael Cabral; William (Wesley Gasolina aos 22’ do 2ºT), Neris (Ian Luccas, aos 36’ do 2ºT), João Marcelo e Marlon; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Robert (João Pedro, aos 30’ do 1ºT; Rafael Elias, aos 36’ do 2ºT), Arthur Gomes (Fernando, aos 23’ do 2ºT) e Juan Ignacio Dinenno. Técnico: Nicolás Larcamón
América
Dalberson; Mateus Henrique, Éder, Ricardo Silva e Marlon (Nicolas, aos 36’ do 2ºT); Alê, Juninho e Moisés (Rodriguinho, aos 36’ do 2ºT); Fabinho (Felipe Amaral, aos 26’ do 2ºT), Vitor Jacaré (Felipe Azevedo, aos 18’ do 2ºT) e Renato Marques (Rodrigo Varanda, aos 36’ do 2ºT). Técnico: Cauan de Almeida
Gols
Renato Marques (15’ do 2ºT) e Rodrigo Varanda (41’ do 2ºT), do América
Cartões amarelos
Neris, aos 21’ do 1ºT, e Marlon, aos 3’ do 2ºT, Lucas Silva, aos 33’ do 2ºT, Rafael Elias, aos 40’ do 2ºT, e Juan Ignacio Dinenno, depois do jogo (Cruzeiro); Matheus Henrique, aos 25’ do 1ºT, Vitor Jacaré, aos 43’ do 1ºT, Marlon, aos 44’ do 1ºT, e Renato Marques, aos 30’ do 2ºT (América)
Cartão vermelho
Lucas Romero, aos 51′ do 2ºT (Cruzeiro)
Motivo: 5ª rodada da fase classificatória do Campeonato Mineiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte-MG
Público presente: 39.086 torcedores
Renda: R$ 1.557.370,00
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo
Assistentes: Magno Arantes Lira e Pablo Almeida Costa
VAR: Rodolpho Toski