Decreto de exoneração foi publicado no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (9); vaga será ocupada por Fabiana Machado
A médica Clarissa Santos Lages deixou a Secretaria Municipal de Saúde após receber um convite do Governo Federal para ocupar um cargo no programa Mais Médicos. A exoneração da profissional foi publicada no Diário Oficial do Município nesta sexta-feira (9), bem como a nomeação da nova titular da pasta, Fabiana Marques Machado Lima.
Clarissa ocupou a Secretaria Municipal de Saúde após ter atuado como supervisora do Programa Mais Médicos para o Brasil em regiões amazônicas. Recentemente, recebeu convite do Ministério da Saúde para retornar ao projeto e aceitou o novo desafio. “Deixo Itabira para uma nova missão, mas na certeza de que o município estará em mãos competentes de uma equipe muito qualificada e apaixonada pelo que faz. A cidade pode estar certa de que terá uma representante na esfera federal, lutando por projetos e melhorias para a Saúde de Itabira”, afirmou Clarissa.
Durante o período como titular da SMS, Clarissa coordenou projetos de regionalização e territorialização da Atenção Primária, com a reforma de sete unidades básicas e início do projeto e construção de mais cinco novas unidades; construção da nova sede do Samu e do hemocentro no Hospital Municipal Carlos Chagas; inauguração do Serviço de Atenção Domiciliar e do primeiro Ambulatório de Práticas Interativas do município de Itabira; abertura da Faculdade de Medicina; reforma da Policlínica, do Centro de Reabilitação e do Centro de Especialidades Odontológicas; oferta de novos exames, mutirões de consultas e cirurgias e redução das filas para esses procedimentos; mutirões de castração de cães e gatos; aumento do financiamento do SUS para a rede pública da cidade; liberação do projeto para a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e reforma do Pronto Socorro, além de outras conquistas.
O prefeito Marco Antônio Lage enfatizou a contribuição de Clarissa para a Saúde de Itabira e destacou que a ida da profissional para o Governo Federal demonstra a importância do município e do trabalho desenvolvido. “Para nós é um orgulho quando uma profissional com atuação na cidade é observada e chamada para uma posição tão importante quanto a de proporcionar mais atendimentos médicos pelo país. Agradeço à Clarissa por toda a dedicação e desejo muito êxito na nova caminhada”, disse o prefeito.
A nova titular da pasta, Fabiana Machado, é fisioterapeuta graduada pela Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg), especialista em fisioterapia respiratória, cardiológica e dermatofuncional, com atuação de mais de 20 anos em Itabira. Desde o início da gestão, Fabiana ocupou funções em áreas das atenções primária e secundária. Ela ocupava, até então, a Coordenadoria de Gestão em Saúde, já diretamente envolvida na coordenação das ações da Secretaria Municipal de Saúde.
Que ela possa lutar mesmo por melhoria aqui nessa cidade, que nunca vir um hospital daquele tamanho e não ter um oltorino, e ainda por cima 9s sem educação dos enfermagem vem fala que só caso vida ou morte , o hospital num serve pra quem está dor não?
Tiver paga médico particular sem condições, pra fazer uma lavagem meu ouvido que eu já ia fazer uma semana com dor ouvido, aí ainda por cima dia fui atendida mim rejeitaram só anti inflamatório, sem meu caso era antibiótico que era amolixina, nem isso serviram mim receita. Dor ouvido é insuportável, que a pessoa não tem nem condições fica em pé direito e dão importância para outros casos, e como esee que deveria também da importância.