A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica, sugere que a população intensifique os cuidados para evitar a formação de criadouros do mosquito da dengue.
Os agentes de endemias têm feito um trabalho contínuo de vistoria para eliminar todo o tipo de objetos que possam acumular água e se tornarem criadouros do Aedes aegypt, mas o fator mais importante é o cuidado de cada cidadão em suas residências. A Prefeitura realiza desde setembro do ano passado mutirões de limpeza em quintais, calhas e caixas d’água em diversos bairros da cidade.
No período de 10/12/2023 a 22/01/2024, a Vigilância Epidemiológica registrou 208 casos suspeitos de dengue e desses, 95 foram confirmados.
O governo de Minas Gerais decretou na terça, 23, estado de emergência em saúde devido ao aumento de casos de dengue e chikungunya em todas as regiões do Estado. 600 municípios mineiros apresentam casos da doença. Conforme dados epidemiológicos do Ministério da Saúde, em 2024 há o risco de uma nova epidemia de dengue, Zika vírus, Chikungunya em Minas Gerais, a maior dos últimos 15 anos.
Mutirões e desinfecções foram realizadas em vários locais da cidade para evitar formação de criadouros do mosquito.
Arquivo Acom/PSGRA