Marcos Gabiroba e a crônica da semana “A vida para muitos ainda continua”

Estamos no limiar de um novo ano. As esperanças e expectativas nos envolvem num novo porvir. O que será este novo ano em nossas vidas? Como hoje é o dia dos Santos Reis, lembremo-nos desses que tiveram que atravessar o mundo, num deserto seco e árido par encontrar o recém-nascido e oferecer-lhe presentes – ouro incenso e mirra. “Em nossa vida cotidiana somos para Deus o incenso, ouro e mirra “Pensem nisso”. O ouro representa nossa realeza. Jesus era o REI que os Judeus esperavam. Um rei que iria libertar o povo judeu do jugo de suas escravidões. Porém Deus enviou-nos um menino, pobre, nascido de uma família humilde da cidade de Nazaré. Esse menino seria o libertador. Quem naquela época acreditaria? Pois, “É na beleza das coisas que começa o agradar e a tortura que completa o encanto”. Em todas as nossas maravilhosas obras, entre os paralelos e frases que nos inspiram a repensar a vida e a nossa forma de encarar as coisas e os acontecimentos, onde somos convidados a desconsiderar os limites que o próprio homem se impõe, sendo estimulados a ir além do que apenas os olhos podem ver. As frases em minhas crônicas semanais aqui expostas, cuidadosamente selecionadas, trazem a esperança da superação e da constante reinvenção de si mesmo. Confortam-nos nas horas difíceis, trazem luz e alegria, não é mesmo? Elas reacendem o amor, mas acima de tudo, trazem razões e essa louca jornada que se chama vida, que nos é dada sem mapas e sem roteiros.

Ser feliz é possível. É uma das escolhas mais bonita que podemos fazer em nossa vida. Felizes somos mais vibrantes, mais sinceros, mais próximos, mais amigos e de boas relações. As pessoas felizes atraem o que é bom, são bem sucedidas nos estudos, na profissão, na família, e no amor, em tudo na vida. Seu sorriso contagia a todos e torna a vida mais generosa.

Além de escolher diariamente ser uma pessoa feliz, vários ingredientes externos nos ajudam nesta busca e neste estado de vida, como, por exemplo, qualificar o descanso, as relações humanas, participar prazerosamente da vida familiar, motivar-se no trabalho, dar voz e vez aos gastos pessoais em termos e música, shows, leituras, esportes. São esses ingredientes externos e extremamente importantes e necessários que nos fazem diferentes. Porém, quem se sente feliz ou infeliz são as pessoas que, ainda, não encontram Deus. O Deus da vida e do amor. Cabe a cada um buscar se encontrar nisso tudo, fazer tudo isso com um jeito novo e diferente de ser. Ser feliz é um abraço que vem de dentro para fora.

Ser feliz é um perfume que contagia a todos pelo bom humor que consegue dar a tudo uma nova cor e novo sabor, uma nova vida. É importante ser feliz e é possível ser mais feliz, todos os dias, em todas as circunstâncias. E esse “mais feliz” tem tudo a ver com projeto com que olhamos para nós mesmo, para as pessoas e para o mundo; tem tudo a ver com os nossos valores e atitudes da vida e na vida. Ser mais feliz é dar aos nossos sonhos asas leves, pés decididos, mãos generosas e um coração apaixonante. Pensem nisso!

Meus amigos e amigas ouvintes de nosso encontro semanal, a felicidade não se pensa, mas se vive; não se imagina, mas se realiza; não se protela, mas se afirma; não se teme, mas se arrisca; quem quer ser mais feliz deve colocar-se na apaixonante aventura de viver feliz. Essas crônicas que há trinta anos venho escrevendo neste canal de comunicação dá um banho de ingredientes, projeta inúmeras luzes, nos apresenta infindáveis tesouros que podem tornar a nossa vida profundamente realizada, simples e feliz. Viver é um convite e um desafio.

Convite para que você, em primeiro lugar seja você mesmo e um desafio para que você saiba sair das situações inglórias, glorioso. Saboreie cada frase, cada página, cada texto de minhas crônicas. Agradeço a Deus, meu amigo de todas as horas pela oportunidade de, ainda, escrever e apresentá-las na Rádio Pontal FM. Sei que não atinjo a muitas pessoas que necessitam em ouvi-las, porém, tenho consciência que, com elas, ajudo a todos que mergulhar em seus conteúdos.

Assim sendo, faça o que for necessário para ser uma pessoa feliz. Porém, não se esqueça de que a felicidade é um sentimento simples. Você, caro ouvinte, pode encontrá-la e deixá-la ir embora por não perceber a sua simplicidade. Com um pingo de mel se apanha mais moscas do que um galão de fel. Ser feliz não é ter uma vida perfeita, mas deixar de ser vítima dos problemas e se tornar o autor da própria história. Na vida, às vezes, contentamo-nos em viver rastejando quando sentimos o desejo de voar. Sempre que houver alternativas, tenha cuidado. Não opte pelo conveniente, pelo confortável, pelo respeitável, pelo honroso. Opte pelo que gostaria de fazer, apesar de todas as consequências. E, finalmente, “Na vida, basta um minuto para fazer um herói; mas o necessário uma vida inteira é ser um homem do bem”. Por isso, a vida para muitos ainda continua. As dúvidas são mais cruéis do que as duras verdades. Deveríamos olhar demoradamente para nós mesmos antes de pensarmos em julgar os outros. Pensem nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *