Vereadores de Santa Maria de Itabira registraram ocorrência alegando eleição irregular que desrespeita o regimento interno da câmara

SANTA MARIA DE ITABIRA(MG)- Eleição cabulosa, bom não estamos falando do Cruzeiro Esporte Clube não, o fato cabuloso vem da cidade de Santa Maria de Itabira, que nesta manhã de quarta-feira, 27 de dezembro de 2023, por volta de 8h10min, a Policia Militar foi procurada no Quartel por vereadores que alegaram ter ocorrido uma eleição com os procedimentos irregulares ferindo o regimento interno da Câmara Municipal.

Foto Plantão Santamariense

De acordo com as informações os Militares foram procurados pelos vereadores Jair Lino de Carvalho Lage o “Jair da Saúde” (Cidadania) e a vereadora Juliana Mara Lage (PSD), que relataram que nesta manhã às 8h, foi convocada uma reunião especial para realização da Eleição da nova mesa diretora da Câmara Municipal, que o atual presidente Rodrigo Antonio da Cruz Reis “Do Bar” (Cidadania), sem respeitar o artigo 10 inciso 6° do regimento interno da casa, sem o número necessário para quórum, anunciou a Chapa 2 composta por Vicente Umberto dos Santos PL (presidente), Norberto Ferreira da Cruz “Telo” (vice) e Carlos Luciano da Silva AVANTE (secretário), com apenas quatro participantes em plenário eleita nova mesa diretora para pleito de 2024.

Segundo Jair Lino a ação repentina por parte do presidente que durou menos de 5 minutos, assustou a ele e os outros quatro vereadores, Juliana Mara do Carmo, Marcelo Coelho, Geraldo Alves e Cícero Otaviano Cabral “Tuvico”, que iam participar da eleição como segunda chapa. Os vereadores disseram ainda que o tempo imposto pelo presidente, não foi suficiente para leitura da oração rotineira do Pai Nosso e da apresentação das chapas, que a reunião nem foi gravada como de costume, que o prazo de tolerância não foi respeitado.

Já o presidente da Câmara Rodrigo “Do Bar” foi feito a convocação para a realização da sessão e3 eleição prevista para acontecer às 8h desta quarta-feira (27) cumprindo assim o protocolo iniciando a reunião com o quórum necessário, estando presente ele e os vereadores Carlos Luciano, Norberto Ferreira, Vicente Humberto e Geraldo Alves, que seria apresentadas as duas chapas, até o início da reunião somente uma chapa foi apresentada, que ao iniciar a reunião o vereador Geraldo Alves saiu da casa legislativa, para ligar para os outros vereadores que ainda não se faziam presentes na sessão extraordinária. Que foi cumprido a leitura da oração do pai nosso, lista de presença dos convocados para a mesa diretora, que ele ainda concedeu 5 min de tolerância para iniciar a reunião, conclamando assim eleito Vicente Umberto presidente, Norberto Ferreira da Cruz “Telo” (vice) e Carlos Luciano da Silva secretário.

Segundo informações após ameaça de pedidos de cassação e a insistência quanto a falta de decoro parlamentar imposto pelos vereadores contrario ao ocorrido que a todo momento prezaram na insistencia de um encaminhamento até mesmo de um pedido de um mandado de segurança para anulação desta sessão, o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria de Itabira, Rodrigo Antônio da Cruz Reis “Do Bar”, voltou atrás e assinou, nesta tarde, termo de nulidade da sessão especial. Militares depois de registrarem o boletim de ocorrência o encaminharam para a Delegacia de Policia Civil para futuras providências.

Com esta ação o presidente fez uma outra convocação dos vereadores, para uma nova eleição da mesa que acontecerá às 12h desta quinta-feira (28). Com chapas a serem registradas até a abertura da sessão especial.

Asnoticiasonline.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *