A presença de Hope, um golden retriever treinado como “cão terapeuta”, mudou a rotina do Hospital Infantil São Camilo Unimed nesta quinta-feira (21/12). Clientes, visitantes, colaboradores e corpo clínico da unidade se descontraíram com a chegada do doguinho. O Hospital São Camilo é voltado para o atendimento exclusivo de crianças e adolescentes. O objetivo desse tipo de ação é levar conforto e cuidado para os pacientes que estão internados na unidade.
Com sua mochila nas costas, enfeites de renas e seu “crachá” especialmente confeccionado para a ocasião, Hope levou momentos de descontração, principalmente, aos pacientes que puderam interagir com ele.
Estudos têm evidenciado os efeitos positivos da interação entre animais e pacientes hospitalizados. Esses encontros têm o potencial de reduzir o estresse, mitigar a solidão e proporcionar uma sensação significativa de conexão, além de estimular a recuperação física.
Hope faz parte do projeto de extensão Terapia Assistida por Animais, realizado pela Faculdade de Veterinária do Centro Universitário UNA. Além disso, ele mantém uma presença ativa nas redes sociais, com um perfil no Instagram: @hope_ogolden.
Protocolo
A entrada de Hope no hospital seguiu rigorosamente o Protocolo para Visita de Animais Domésticos e de Estimação em Hospital. Entre os requisitos obrigatórios estão a apresentação do cartão de vacinas em dia e um banho em pet shop realizado em menos de 24 horas.