Por meio da Vigilância em Saúde (Visa), a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo vem trabalhando em ações de e prevenção combate à Dengue e na conscientização da população para a eliminação dos focos do transmissor da doença, o mosquito Aedes aegypti.
Essas ações estão sendo intensificadas neste mês de dezembro, após notificação da Secretaria Estadual de Saúde (SES) alertando para o risco de surto ou epidemia devido a detecção do Vírus da Dengue sorotipo 3 em residente do Estado, e diante disso, é importante destacar que a possível reintrodução do DENV-3 no território, somado ao expressivo número de indivíduos suscetíveis, torna o cenário epidemiológico propício ao aumento da transmissão de dengue neste período.
Em São Gonçalo, de acordo com a Visa, o Índice de Infestação Predial (IIP) medido através da LIRAa, levantamento para a obtenção rápida de indicadores entomológico que permite conhecer a distribuição do aedes aegypti, foi de 2,18 no mês de novembro, classificado como situação de alerta.
Com isso foram intensificadas ações de prevenção e combate com as visitas aos domicílios pelos agentes de endemias, eliminação dos criadouros predominantes passíveis de remoção identificados pelo LIRAa, o tratamento de focos em situações em que os depósitos não possam ser removidos e a realização de mutirões de combate à Dengue, reiniciados na última semana, com limpeza de lotes, quintais entre os locais com acúmulo de entulho, lixo e possíveis criadouros do mosquito transmissor.
Prevenção
Com ações simples, cada um pode ser um agente no combate à dengue, procurando evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Devemos eliminar seus potenciais criadouros com ações simples, colocando telas em portas e janelas, jogando fora objetos em desuso, deixando o quintal sempre limpo. É importante lembrar de sempre tirar a água dos pratos de plantas, colocar garrafas vazias de cabeça para baixo, tampar tonéis, depósitos de água, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa reservar água limpa.
Programação dos mutirões de combate à Dengue
Dia: 13/12/2023 (Quarta-feira) – Bairro: Guanabara – a partir das 08:30 às 16:00 horas
Dia: 14/12/2023 (Quinta-feira) – Bairro: Guanabara – a partir das 08:30 às 16:00 horas
Dia: 20/12/2023 (Quarta-feira) – Bairro: Vale do Sol – a partir das 08:30 às 16:00 horas
Dia: 21/12/2023 (Quinta-feira) – Bairro: Vale do Sol – a partir das 08:30 às 16:00 horas