Título da Sul-Americana pode coroar projeto vencedor do Fortaleza

Equipe enfrenta a LDU, no estádio Domingo Burgueño, em sua primeira decisão internacional da história

Raphael Costa/Metrópoles

A partida da tarde deste sábado (28/10), já é histórica nos 105 anos do Fortaleza. No estádio Domingo Burgueño , no Uruguai, o Leão do Pici fará a sua primeira final internacional diante da LDU pela Sul-Americana. O título pode coroar um projeto de reconstrução vencedor, em que uma equipe ressurgiu no cenário nacional e pode fincar seu nome entre as principais do continente.

Leia também

Depois de seis anos de sofrimento e uma reformulação completa na diretoria, o Fortaleza finalmente deu adeus à Série C do Campeonato Brasileiro e conseguiu o acesso para a 2ª divisão ao fim de 2017. Junto do acesso, a equipe anunciou a contratação de Rogério Ceni, que daria início a um novo momento no clube.

Logo em sua primeira temporada, o Leão comandado por Rogério foi campeão da Série B, garantindo seu retorno para a elite do futebol brasileiro. No ano seguinte, venceu a Copa do Nordeste fez com que a equipe figurasse de vez entre as principais do país.PauseUnmute

Loaded: 51.05%

Remaining Time -1:18Fullscreen

A equipe acabou passando por mudanças no comando técnico, mas praticamente não correu real risco de rebaixamento desde que chegou na elite. Em 2021, contratou Juan Pablo Vojvoda, que assim como Rogério, iniciou um novo momento no clube. Sob o comando do argentino, a equipe garantiu uma vaga e disputou pela primeira vez em sua história uma edição da Libertadores em 2022.

Em 2023, teve a chance de disputar a maior competição continental pela segunda vez, mas acabou eliminada antes mesmo da fase de grupos. Com isso, acabou indo para a Sul-Americana onde iniciou a sua história.

PUBLICIDADE

Líder do grupo, passou para as oitavas e despachou o tradicional Libertad. Nas quartas, eliminou o América-MG com tranquilidade. Já nas semifinais, encarou o Corinthians na semifinal, no duelo mais difícil da competição. Com a força da torcida, bateu o Timão por 2 x 0 depois de ter arrancado o empate em 1 x 1 na Neo Química Arena.

Mesmo se não conseguir o título na partida diante do time equatoriano, o projeto esportivo do Fortaleza é um dos principais exemplos do país em termos esportivos, encarando equipes de mais renome do país. No entanto, o título será a confirmação e um presente para toda a massa apaixonada pelo Leão.

One Comment

Leave a Reply
  1. Claro que o fortaleza enfrentou os maiores obstáculos nol universo injusto do nosso futebol brasileiro, se não fosse a competência da comissão tecnica, do time q joga muita e o apoio da torcida,nada será possível..
    Parabéns fortaleza pelo desempenho e conquistas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *