AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Boa noite - Itabira, quinta, 12 de dezembro de 2019 Hora: 21:12

COLUNISTAS
Marcos Gabiroba e a crônica da semana “Nossa homenagem ao dia dos Pais”
12/08/2019

“Filhos, obedecei vossos pais no Senhor”. “Quem ama corrige”. “Não afaste a vara de teu filho”. “Pais, não provoqueis a ira dos teus filhos”. (Prov. De Salomão).

Salomão com toda sabedoria advinda de Deus escreveu para a eternidade. Neste domingo comemoraremos o Dia dos Pais, magna data no calendário gregoriano.

Ser pai no mundo moderno está muito difícil, pois sua principal função é preparar com seu trabalho o futuro, sem fazer-se ausente hoje. Você já pensou nisso pai?

Podemos também qualificar o pai como um ser amigo e companheiro de todos os momentos em todas as idades. Não importa se o filho é maior de idade ou um adolescente. Pai é para ser respeitado e amado em qualquer circunstância em qualquer momento da vida. Ser pai é ser um tesouro guardado num terreno que o filho encontrando nele uma pérola vai, compra o terreno e conserva o terreno até a eternidade, para que quando este voltar para casa, do mesmo jeito que saiu, com a certeza de poder encontrar a família em paz. Será que no mundo moderno estamos vivenciando paz e harmonia nos lares e nas famílias modernas? Pare e pense um pouco sobre sua família. O lar em que você caro ouvinte vive hoje em dia é um tesouro num campo recheado de pérolas? Você é uma pérola para seu pai?

Pai de verdade sabe que ser pai não é simplesmente recolher o fruto de um momento de prazer, mas sim, perceber o quanto ele ainda pode estar verde e ajudá-lo a amadurecer. Você já pensou nisso, filho? Você foi constituído de um momento de prazer, fruto do amor de seu pai e sua mãe. Então, acorde para essa realidade!

Pai de verdade não só erguer o filho do chão quando ele cai, mas também o faz perceber que em cada queda é possível levantar-se. Não é simplesmente quem atende aos caprichos e vontades. Pai sabe perceber quando existe verdadeira necessidade nos pedidos que lhe são feitos e procura liberá-los com propósitos essencialmente positivos. Dar a seu filho tudo o que ele lhe pedir você pai, estará formando um verdadeiro monstro em sua casa. Pense também nisso.

Na Bíblia encontramos em Eclesiástico 30, versículos 1 a 13 os verdadeiros ensinamentos de uma boa educação que um pai pode ensinar ao filho, isto é, o “modus vivendi para nunca tenha no filho um cavalo indômito, ou indomável”.

“Aquele que estraga seus filhos com mimos terá que lhes curar as feridas”. A cada palavra suas entranhas se comoverão. Um cavalo indômito torna-se intratável, a criança entregue a si mesma torna-se temerária. Adula o teu filho e ele te causará medo. Brinca com ele e ele te causará desgosto”, ensina-nos os versículos 7, 8 e 9, do citado capítulo 30 do Livro Eclesiástico. Por outro lado, os versículos 1, 2, 3, 4, 5 e 6, in verbis proclamam: “Aquele que ama o seu filho, castiga-o com frequência, para que se alegre com isso mais tarde, e não tenha de bater à porta dos vizinhos; Aquele que dá ensinamentos a seu filho será louvado por causa dele, e nele mesmo se gloriará entre seus amigos; aquele que educa o filho torna o seu inimigo invejoso e entre seus amigos será honrado por causa dele. O pai morre, e é como se não morresse, pois deixa depois de si um seu semelhante. Durante sua vida viu o seu filho e nele se alegrou; quando morrer, não ficará aflito. Não tem de que se envergonhar perante seus adversários, pois deixou em sua casa um defensor contra os inimigos. Alguém que manifestará gratidão aos seus amigos”. Pensem nisso pais modernos, a Bíblia nos deu os ensinamentos necessários para que um pai seja honrado pelos filhos. E, acrescenta finalmente: “Não lhes dê toda a liberdade na juventude, não feche os olhos às suas extravagâncias. Obriga-o a curvar a cabeça enquanto jovem; castiga-o com varas enquanto ainda é menino, para que não suceda endurecer-se e não queira mais acreditar em ti, e venha a ser um sofrimento para a tua alma. Educa o teu filho, esforça-te por instrui-lo para que te não desonre com uma vida vergonhosa”.

Lembra do seu pai, filhos modernos, quando ele diz “Na nossa casa não se faz isso ou aquilo!”? Sabe por quê? Porque valores são aprendidos com os pais. Neste domingo, o Dia dos Pais vamos nos dar as mãos e, em prece, agradecer ao Pai Celeste pela dádiva que é sermos forjados no amor daqueles que, incondicionalmente, nos protegem de todo mal, estão entre nós, nos mantêm honestos, nos dão forças, nos tornam nobres e, finalmente, nos deixam viver com orgulho. Ser pai não é padecer no paraíso, mas sim, um exemplo na vida para a vida. Pensem nisso, pois “viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas não faz mais do que existir”.

 








construtorakellesduarte
INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2019. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.