AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Boa noite - Itabira, sábado, 11 de julho de 2020 Hora: 20:07

COLUNISTAS
MARCOS GABIROBA E A CRÔNICA DA SEMANA " DECÁLOGO DA VELHICE PREMATURA"
02/03/2017

Conforme prometi semana passada, hoje escrevo sobre um Decálogo da Velhice prematura. Como no espelho da vida, ninguém gosta de envelhecer. Mas as pessoas, querendo ou não, envelhecem, prematuramente, quando contraem os seguintes hábitos:

1º - Aborrecer-se à toa, com os incidentes mais triviais, com os percalços mais insignificantes do dia a dia.

2º - Alimentar questiúnculas, curtir complicações, cozinhar azedumes, maldizendo a infeliz hora de ter nascido.

3º - Enconchar-se sobre si mesmo, no egoísmo, na intolerância de um coração mesquinho, mais estreito do que ruela de bairro pobre, esquecido pela prefeitura.

4º - Inventar toda sorte de bodes expiatórios, responsáveis diretos por tudo o que sai errado na vida da gente.

5º - Ser um eterno pessimista, levando ao pessimismo outras pessoas também.

6º - Deixar invariavelmente para amanhã, ou para depois de amanhã, os bons propósitos: de criar juízo, de revisar os conceitos, de trocar o choro pelo riso, de podar defeitos, de acertar o passo e marchar direito no desfile da vida.

7º - Imaginar perigos em toda parte. Temer ladrões em qualquer esquina. E sentir- se derrotado em todas as linhas de batalha.

8º - Desinteressar-se pela evolução do mundo, pelas coisas novas, pelos progressos da atualidade.

9º - Não possuir um mínimo de sensibilidade para adivinhar sofrimentos alheios e nunca ter tempo para escutar quem nos procura.

10º - Esmerar-se em criticar colegas, farejando defeitos, malhando empreendimentos, apedrejando nomes, rasgando reputações.

O sintoma é implacável, revelador: o fofoqueiro se precipita cedo na vala triste da velhice precoce. É uma lúgubre e pobre a vida em declínio... Já pensou nisso?

Por outro lado, a juventude não tem idade. É isso, meu amigo, minha amiga. Um Decálogo pode ser um Espelho. Pequeno, mas tão eloquente. Ser pessimista, amargo e descrente é um perigo, com o tempo transforma-se em veneno lento.

Otimismo, alegria, entusiasmo garantem longevidade. O sorriso é uma graça. A simpatia é um dom. O tempo passa poupando os jovens de espírito. Mas é uma desgraça envelhecer prematuramente, machucando na flor da idade.

Sorrindo em corrente, o largo sorriso da fraternidade, é comprar a paz e alegria no supermercado gigante das vicissitudes de cada dia. Pessimismo é também suicídio lento. Rosto sereno e contente, irradiando mocidade é certidão lavrada e assinada no Cartório-do- existir. Juventude não tem idade. Juventude frutifica tesouros no Jardim do nosso hoje, nos canteiros do porvir. De todas as manias humanas só uma é gratificante em profundidade: a mania de servir, de ir ao encontro dos outros, plantando felicidade! Também, já pensou nisso? Caso não tenha ainda pensado, a hora é agora, antes que a velhice domine-o definitivamente, não é mesmo? Mas como vivemos num país onde cada dia um inventor inventa, nossos teólogos da velhice, de plantão, não ficaram pra trás e organizaram as Bem-aventuranças dos idosos: Bem-aventurados aqueles que compreendem meus passos vacilantes e minhas mãos trêmulas. Bem-aventurados aqueles que levam em conta que meus ouvidos têm que se esforçar para captar o que dizem. Bem-aventurados os que percebem que meus olhos estão nublados e minhas reações são lentas.

Bem-aventurados os que desviam o olhar, simulando não ver o café que por vezes entorno sobre a mesa. Bem-aventurados os que, com afável sorriso, contentam-me, concedendo-me alguns momentos para me falar de coisas sem importância. Bem-aventurados os que nunca me dizem: “já me contou isso tantas vezes”. Bem-aventurados os que sabem dirigir a conversa e as recordações para as coisas dos tempos passados. Bem-aventurados os que me fazem sentir que sou amado e não estou abandonado. Bem-aventurados os que compreendem quanto me custou encontrar forças para carregar minha cruz.

Bem-aventurados os que me facilitam a passagem final para a Pátria com amabilidade e boas maneiras. Finalmente, podemos deduzir que: “A vida é um presente de Deus”. Portanto, viva bem a idade que você tem! O tempo não passa indiferente. Deixa marcas em nossa face e em nossa alma. É importante saber envelhecer. Saber descobrir de cada idade. Caminhando, sempre mais no amor de Deus e no amor ao próximo. Pense nisso, pois devemos envelhecer como as árvores envelhecem. Mantêm suas raízes firmes na terra, mas permitem que os seus galhos e suas folhas pendam sob a ação do vento. Assistem a tudo altivas, e oferecem flores e seus frutos para a perpetuação da vida.








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2020. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.