AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Bom dia - Itabira, sexta, 14 de maio de 2021 Hora: 10:05

COLUNISTAS
Marcos Gabiroba e a crônica da semana “Correr mais rápido ou fazer uma tempestade num copo d’água”
29/01/2021

Para muitas pessoas, basicamente só existem duas velocidades – rápido e mais rápido. Parece que na maior parte do tempo estamos correndo para cima e para baixo, nos movendo muito rápido, fazendo três ou quatro coisas ao mesmo tempo.

Muitas vezes só estamos prestando atenção parcialmente no que estamos fazendo ou nas pessoas que trabalham conosco. Nossas mentes estão entulhadas e excessivamente ocupadas, não é mesmo?

Talvez o motivo por que tantos de nós passamos tanto tempo correndo é que temos medo de ficar pra trás ou de perdermos a vantagem ou a carruagem que passa.

Nossos competidores e todas as outras pessoas ao nosso redor parecem estar se movendo tão rápido que achamos que temos que fazer o mesmo. É importante notar que neste estágio mental hiperfrenético, nossa concentração sofre, e muitas vezes caímos do cavalo. Quando estamos correndo é difícil determinar o que é realmente mais importante, por que estamos tão preocupados em deixar tudo pronto, não é mesmo? Como estamos nos movendo tão rápido, é fácil ficarmos estressados, nervosos e agitados. Como estamos correndo é realmente fácil fazer tempestade em copo d’água e, por isso na maioria das vezes o cacimbo cai e não percebemos. Com tentativa, veja se consegue fazer um esforço consciente para desacelerar – tanto seus pensamentos quanto nas suas ações. Se o fizer, acho que terá uma surpresa agradável ao descobrir que, apesar do ritmo mais lento, você vai ficar mais relaxado e muito mais eficiente. O motivo de tudo isso acontecer é que você recupera a compostura e passa a ser capaz de ver o quadro com mais amplidão. Seu nível de estressa vai cair drasticamente e vai até parecer que você tem mais tempo. O seu pensamento e sua capacidade de escuta vão se tornar agudos e afinados. Você vai ser capaz de antecipar problemas em vez de se envolver em tantos outros que possam prejudicar o andamento de seu dia. Já pensou nisso? Eu diria hoje que opero na metade da minha velocidade de dez ouvinte anos atrás. Acredita? Contudo, realizo o dobro do trabalho! Parece mentira, mas não é. Sinceramente, é realidade e bastante notável o quanto você pode fazer quando está calmo, concentrado e consciente do que quer e como fazer. E, talvez ainda, o mais importante é você gostar muito e muito do que está fazendo quando não está correndo. Já dizia os grandes filósofos da antiguidade: “A pressa é inimiga da perfeição”, e isto também é uma realidade, não é mesmo?

Na vida e no seu cotidiano é necessário reconhecer totalmente a necessidade de ser produtivo e perceber quanto trabalho há por fazer. Também já pensou nisso?

Porém, por mais irônico que possa parecer, muitas vezes, você vai conseguir fazer muito mais em menos tempo, principalmente, quando você parar de correr no seu trabalho, pois querendo ou não, você não fez uma tempestade num copo de água.

Você parou de correr para ser mais objetivo e mais produtivo em sua empresa.

Pensem bem: na vida, tudo é a mesma coisa!

Para não dizer, mais uma vez, que não fale das flores, perdi a conta de quantas vezes me perguntaram: “Você não acha que é preciso ficar estressado e aborrecido para ter sucesso? Paro e penso duas, três quatro vezes para responder, por que o sucesso é efêmero e passageiro. Ele vem e sem você perceber, foi-se, não é verdade? Ainda estou para encontrar alguém que possa me convencer de que a resposta a essa pergunta seja “sim”. Muitas pessoas acham que o estresse e o sucesso estão ligados da mesma maneira que a cola gruda no papel. O pressuposto é: “Há um alto preço a pagar para realizar sonhos, e um estresse enorme é uma parte inevitável e essencial do processo”. Às vezes, as pessoas pensam no estresse como uma fonte de motivação. Consequentemente, elas não estão apenas procurando uma confirmação do estresse em suas vidas cotidiana, como também começam a acreditar que o estresse é uma emoção valiosa, que realmente precisam alimentar para permaneceram motivadas e perseverantes em seus objetivos.

Começam, portanto, a ter uma aparência e um comportamento muito estressados – ficam com o pavio curto e tornam-se péssimas ouvintes. Elas não dão um intervalo adequado entre os compromissos, acreditando que precisam correr e se apressar.

Ficam nervosas e agitadas, perdem a objetividade e a sabedoria. Saem apressadas pela manhã e reclamam de quão ocupadas são quando finalmente voltam para casa depois do trabalho. Em suma, fazem tempestade em um copo d’água, às vezes, tempestades torrenciais com as mínimas coisas que acontecem, não é mesmo?

Para as pessoas que assim agem no trabalho, em casa, ou onde estiverem lembrem- se serenamente de que muito embora o trabalho possa ser difícil, os sentimentos estressantes que estejam experimentando não estão ajudando a encontrar uma solução plausível, pois a paciência tem limite, certamente não merecem serem defendidos, por consequência de seu comportamento eles começam a desaparecer e, desaparecem mesmo sem serem percebidos. Esta é uma realidade e, aí meus caros ouvintes, você vai experimentar o sucesso que provém da conscientização de que o estresse é um obstáculo em vez de um aliado. Pensem nisso, pois pelo que sei, ainda não existe um pílula mágica que vai tornar sua experiência de trabalho,  ou no lar, coisa perfeita ou o livre de problemas, mas, a aprimorar seu ponto de vista e tornar-se menos reativo e mais calmo, aproveitando o que há de melhor em si mesmo. Finalmente pergunto: “Correr mais rápido ou fazer uma tempestade num copo de d’água?”








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2021. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.