AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Bom dia - Itabira, quarta, 25 de novembro de 2020 Hora: 11:11

JUSTIÇA
TJMG realiza treinamento para recuperandas da Apac
18/11/2020

Curso ensina higienização de documentos para serem digitalizados

Dezessete mulheres que cumprem pena na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Belo Horizonte irão ajudar a manter viva a história do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Elas fizeram nesta terça-feira (17/11) um treinamento para aprender a preparar para a digitalização dos documentos que fazem parte do arquivo permanente da instituição.

Durante o curso, a coordenadora do Arquivo Permanente do TJ (Coarpe), Sônia Santos, falou sobre a importância dos documentos e de sua preservação e ensinou as recuperandas a fazer a higienização do material, por meio da remoção de grampos, clipes, ferrugem, manchas e insetos presentes no papel. "Um trabalho que exige muita calma, paciência e atenção", ressaltou.

Sônia Santos ensina as recuperandas a higienizar os documentos históricos

De acordo com a gerente de Arquivo e Gestão Documental da Segunda Instância, de Documentos Eletrônicos e Permanentes (Gedoc), Simone Meirelles Chaves, as recuperandas irão realizar o trabalho na própria Apac. "Será uma tarefa diária, em dois turnos, e todo o serviço será acompanhado pela equipe do TJ", diz.

A gerente explica que o trabalho terá início na próxima semana e a previsão é que, neste primeiro ano do convênio com a Apac, sejam higienizados documentos de proximadamente 3 mil caixas arquivo, o equivalente a 10% do acervo sob a custódia do TJMG.

No final de outubro, as recuperandas tiveram seu primeiro contato com os documentos históricos, também como preparação para o trabalho. Elas fizeram uma visita técnica ao Arquivo Permanente do TJMG, localizado no Bairro Cincão, em Contagem, onde estão armazenados milhares de processos das comarcas mineiras e de segunda instância. Veja matéria sobre a visita.

Documentos históricos

O Arquivo Permanente do TJMG contém itens do final do século XVIII, do século XIX e das primeiras décadas do século XX, provenientes de diversas comarcas mineiras. O documento mais antigo identificado no arquivo é de 1780.

São livros de tombo (registro), atas de julgamentos do Tribunal do Júri, termos de compromisso e responsabilidade de tutores e curadores, sentenças, testamentos e inventários, que, segundo a coordenadora Sônia Santos, ajudam a reconstituir a história do Judiciário mineiro e da sociedade como um todo.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2020. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.