AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Boa tarde - Itabira, domingo, 11 de abril de 2021 Hora: 13:04

POLITÍCA
Reunião de Comitê Intersetorial debate momento da pandemia em Itabira
01/04/2021

Encontro virtual ocorreu nesta quinta-feira (1/04), com representantes da Prefeitura, Câmara de Vereadores e entidades da sociedade civil

Foi realizada na manhã desta quinta (1/04) a segunda reunião do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 em Itabira. O encontro online teve participação de representantes da Prefeitura, Câmara e entidades da sociedade civil e debateu o momento da pandemia no município, sobretudo a respeito das medidas de restrição impostas pela Onda Roxa do Minas Consciente.

Durante o encontro, os secretários municipais de Governo, Gabriel Quintão; de Saúde, Eliana Horta; e de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Denes Lott, apresentaram dados e números da pandemia neste mês de março. Foram mais de 100 mortes por Covid-19 somente neste período, com as taxas de ocupação de UTI e enfermaria ainda muito altas. Foi explicado, porém, que a taxa de contaminação (Rt) está em queda, um sinal de que as medidas em vigor desde o último dia 8 têm causado efeito positivo.

“Tínhamos uma taxa em 1,27 na semana do dia 8, que caiu para 1,2 e agora está em 1,16. É um claro sinal de que o ritmo da pandemia está diminuindo em Itabira, apesar de os leitos ainda estarem lotados e o número de mortes ainda ser muito alto. O que a gente acredita, no entanto, é que, com menos gente se contaminando, essas taxas tendem a cair nos próximos dias”, comentou o secretário Gabriel Quintão.

A secretária de Saúde Eliana Horta completou a fala de Quintão. Segundo ela, ainda há 31 pessoas em uma enfermaria adaptada no Pronto-Socorro Municipal, sendo que 9 ainda aguardam vagas em UTI. “Já abrimos 28 novos leitos de enfermaria e outros dois de UTI no Carlos Chagas entre o fim da última semana e início desta e nos preparamos para abrir mais 10 leitos de UTI no Hospital Nossa Senhora das Dores na próxima semana. Mas, pelo número que espera por vagas, assim que abrirmos os leitos eles já serão imediatamente ocupados. Por isso essa importância de reduzir a transmissão”, disse Eliana.

Denes Lott falou sobre números da fiscalização e lamentou que a atuação dos fiscais esteja sendo intensa neste período de Onda Roxa. De acordo com o secretário, mais de 600 estabelecimentos já foram visitados somente em março, “o que, infelizmente, demonstra que a lei está sendo ignorada por muitos na nossa cidade”.

Medidas econômicas

Entidades representativas dos setores econômicos participaram da reunião, com presença dos presidentes da CDL, Maurício Martins; da Acita, Cidinha Lana; e do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Dawton Passos. Houve manifestações por medidas de auxílio aos empresários e pedido por um plano de flexibilização das atividades que hoje estão fechadas.

O secretário Gabriel Quintão apontou que a Prefeitura trabalha para encaminhar para a Câmara projetos de recuperação econômica, como o refinanciamento de dívidas (Refis), um fundo de financiamento e a Moeda Social. Os dois primeiros deverão ser enviados ao Legislativo até meados de abril, enquanto o da Moeda já segue aos vereadores após o feriado da Semana Santa.

Sobre a reabertura dos setores atualmente em restrição, Quintão explicou que é preciso desacelerar ainda mais o ritmo de transmissão. Ele colocou que o ideal é baixar o índice da casa de 1 ponto, o que significaria que a pandemia está em retração no município. A secretária de Saúde Eliana Horta acrescentou que as taxas de ocupação de leitos é outro importante indicativo. “No cenário que estamos, infelizmente, é inviável falar em reabertura. Está muito complicado. Precisamos que as pessoas permaneçam em suas casas neste momento”, reafirmou a secretária.

A reunião ainda teve a presença dos vereadores que compõem a comissão de Covid da Câmara de Itabira, Bernardo Rosa, Júlio do Combem e Carlos Henrique, além do presidente do Legislativo, Weverton Vetão, e do líder do Governo na Casa, Juber Madeira. Todos se colocaram à disposição para auxiliar nas medidas de enfrentamento e discursaram em favor de alternativas que equilibrem saúde e economia.

A próxima reunião do Comitê Intersetorial está marcada para a quarta-feira da semana que vem (7).

 








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2021. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.