AS Notícias Online
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Boa noite - Itabira, sexta, 19 de julho de 2019 Hora: 21:07

POLITÍCA
Itabira terá simulado de rompimento de barragens no dia 29 de junho
15/05/2019

Em 29 de junho, às 15 horas, moradores de Itabira participarão de um simulado de rompimento de barragens. A agenda foi anunciada nesta quarta-feira (15), em entrevista coletiva à imprensa realizada na Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA). Ao menos 11 mil pessoas deverão ser envolvidas, na chamada zona de autossalvamento (ZAS).

O treinamento da população foi acertado após a segunda rodada de reuniões técnicas sobre o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), realizado entre segunda-feira (13) e hoje. O grupo de trabalho reúne representantes de seções integradas da Prefeitura de Itabira, a exemplo da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec); Vale; Corpo de Bombeiros; Polícia Militar e Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec-MG). O primeiro ciclo de atividades ocorreu no mês passado.

A mineradora, à frente dos trabalhos, informou que deverá lançar nas próximas semanas um aplicativo para smartphones com informações sobre barragens, rotas de fuga e pontos de encontro localizados em Itabira. O objetivo é evitar ou minimizar eventuais tragédias como a que aconteceu em Brumadinho, no dia 25 de janeiro deste ano.

Priscila Martins da Costa, titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), pasta responsável pelo Compdec, citou o esforço assumido para a efetivação do PAEBM na cidade. “Iniciamos um trabalho em 2017, cuja primeira etapa culmina na reunião de hoje.

Faremos um trabalho preventivo para que tenhamos, todos, maior segurança. Esse é um trabalho de todos nós”, frisou.

A Lei 12.334/10 estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens. Itabira possui 11 barragens em operação, segundo a SMMA. Embora não esteja entre as instituições responsáveis pela fiscalização de segurança das estruturas, a Prefeitura articula sua efetivação com representações políticas e autoridades competentes.








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2019. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.