AS Notícias Online Barra Serviços e Manutenções
HOME ESPORTE GERAL POLÍCIA POLÍTICA EMPREGOS MULHERES AGENDA COLUNISTAS FOTOS VÍDEOS CONTATO
Boa tarde - Itabira, segunda, 18 de fevereiro de 2019 Hora: 15:02

GERAL
Se romper, para onde correr, qual barulho tem as sirenes da Barragem do Itabiruçu?
31/01/2019

ITABIRA(MG)- Se estourar como vai ser? Correr pra onde? Porque a empresa não tirou a gente daqui ainda? Qual é o barulho das sirenes de alerta?

Perguntas como estas são feitas a todo o momento pelos moradores da localidade do Rio de Peixe, primeiro povoado que seria atingido, caso a barragem rompa, esta preocupação agora também é transmitida aos quatro cantos da cidade de Itabira, depois do ocorrido na ultima sexta-feira (25) deste mês, moradores da cidade passaram a ter maior preocupação com as barragens existentes no município.

Nossa equipe de reportagem esteve na comunidade do Rio de Peixe, onde pudemos ver de perto, que os moradores se encontram apreensivos, com o fato de estarem no primeiro local caso a barragem do Itabiruçu venha a se romper um dia, segundo alguns deles conhecem a Barragem apenas da vista do asfalto as margens da rodovia e que nunca a viram de perto, já outros disseram que estão preocupados com o volume de rejeitos que tomou conta de toda a extensão da antiga represa que era de agua apenas, hoje o que se vê lá é apenas minério ferro.

Conversamos com a senhora Meire Duarte que relatou que só ficou sabendo da função da instalação de uma torre próximo de sua casa, porque seu filho perguntou aos funcionários da empresa prestadora de serviço para a Vale, que até então achava que seria uma torre de telefonia.

A idosa Rosa Gomes de 72 anos nos disse que não consegui dormi mais de preocupação, temendo que a tragédia de Brumadinho aconteça aqui e principalmente na localidade de Rio de Peixe, a mesma disse ainda estar tomando medicamentos para tentar dormir.

A dona de casa Ana Paula de 26 anos, contou que não conhecia a dimensão da barragem e que se preocupa como vai ser caso a barragem arrebente, para onde fugir, segundo ela não conhece nem o som que vai ser emitido pelas sirenes que foram colocadas e nunca foram testadas, como eles saberão o momento certo de fugir e para onde, se a quantidade de lama que esta depositada acima da barragem vai invadir toda aquela região em segundos.

Já o caseiro de uma fazenda no local senhor Geraldo Feliciano nos disse que na época em que a empresa instalou a Torre de alerta no local os funcionários disseram a ele que voltariam para fazer um teste no equipamento e uma simulação com a comunidade de como fazer para não serem pegos caso a barragem rompesse.

A cobrança dos moradores a mineradora é que algo tem que ser feito o mais rápido possível quanto à barragem, sobre a falta de segurança deles, e não só através das conversas nas praças da cidade, redes sociais e grupos de mensagens, o que eles querem é que alguém da Vale faça uma reunião com eles e que não fique só nas promessas como as de políticos.

A Barragem com o processo de alteamento para receber rejeitos da mina de Conceição, discutido na audiência pública ocorrida em novembro, em que a empresa apresentou um plano de aumentar a altura da barragem, que é de 835 metros, podendo atingir 850 metros, com isso a capacidade da barragem aumenta para 220 milhões de metros cúbicos de rejeitos, dados que preocupa ainda mais os moradores que ficam abaixo do curso de descarte da agua vinda da barragem.

Asnoticiasonline.com.br








INFORMAÇÃO COM RESPONSABILIDADE! Whatsapp: (31) 9 8863-6430
E-mail: contato@asnoticiasonline.com.br
AS Notícias Online 2019. Todos os Direitos Reservados.
Desenvolvedor: SITE OURO

Copyright © 2017 - AS Notícias Online - Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.