Ora-pro-nóbis pode ajudar na recuperação muscular. Conheça benefícios

Planta nutritiva tem uma série de vantagens à saúde, inclusive para quem gosta de treinar, e ajuda na recuperação muscular

Bruno Bucis/Metrópoles

Getty Images

Folhas de ora-pro-nóbis

A ora-pro-nóbis (OPN) é uma planta comestível que traz uma série de benefícios à saúde, tanto quando ingerida quanto ao ser consumida em chás e outros preparos.

Para as pessoas que fazem exercícios, a folhagem também pode ser de grande ajuda. É uma das plantas com maior proporção de proteínas (cerca de 3% de seu conteúdo), além de conter outros nutrientes e minerais que são fundamentais para a saúde.

Leia também

“A ora-pro-nóbis é uma das plantas mais ricas que temos à disposição. Ela aumenta a imunidade, é bastante nutritiva e traz uma série de vantagens para quem está treinando”, explica a nutricionista Ana Máximo, especialista em nutrição funcional e fitoterapia, de Brasília.

Entre os componentes, a especialista destaca a abundância de zinco. “É um mineral essencial na recuperação muscular e está muito presente na OPN”, explica.
A recuperação muscular é o processo de reparo de uma série de microlesões dos músculos feito pelo próprio corpo. O zinco atua neste processo ajudando na síntese das proteínas obtidas na alimentação, o que leva à hipertrofia (o crescimento do músculo).

Impacto da ora-pro-nóbis nos músculos

Além disso, o zinco é antioxidante e combate radicais livres no organismo (os vilões do envelhecimento celular). As vitaminas A e C, que também são abundantes nas folhas, possuem a mesma função.

A recuperação muscular e a atividade antioxidante não são os únicos benefícios para a saúde muscular promovidos pelos nutrientes da ora-pro-nóbis. “A planta ainda é rica em magnésio e potássio, minerais que ajudam na manutenção da saúde cardíaca e na capacidade de resistência ao exercício”, ensina Ana.

Quanta ora-pro-nóbis comer?

Ana recomenda a ingestão diária de cerca de 100 gramas de ora-pro-nóbis ao dia. A porção é o bastante para obter 13 mg de zinco, cerca de 90% da necessidade diária de ingestão do mineral de um adulto.

As 100 gramas são equivalentes a 40 folhas da planta fresca ou cerca de cinco colheres de sopa da ora-pro-nóbis picada e cozida.

quantidade ainda é o suficiente para obter 3 g de proteínas (cerca de 3,7% da ingestão diária recomendada), 6 mg de magnésio (2%), 11 mg de potássio (1%), 342 mcg de vitamina A (35%) e 10 mg de vitamina C (12%).

“Com uma porção dessa, a pessoa já consegue aumentar o teor proteico, melhorar a flora intestinal, aumentar a imunidade e melhorar o desempenho físico”, conclui a especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *