
Para utilizar a rede disponível na rodovia, os usuários devem habilitar o roaming em seus celulares. Ao acessar o sinal disponível ao longo da BR-381, é necessário manter essa função ativada no aparelho.
Além de melhorar a comunicação das equipes operacionais, o sistema também contribui diretamente para a segurança viária. Com sinal contínuo ao longo do trecho, os usuários conseguem solicitar apoio com mais rapidez em situações de emergência, enquanto equipamentos operacionais e câmeras de monitoramento mantêm conexão permanente com o Centro de Controle Operacional (CCO).
Após a conclusão da primeira etapa, a Concessionária avançou na ampliação do serviço junto às demais operadoras homologadas no Brasil. Inicialmente, o sistema entrou em operação em parceria com a TIM, que possuía, em contrato, prazo de 180 dias para a implementação. Outras operadoras já aderiram ao projeto, permitindo a conclusão da ampliação e contemplando usuários das operadoras Claro, Vivo e TIM.
Segundo o gerente executivo de Tecnologia e Manutenção da Nova 381, Moisés Sathler Garcia Vieira dos Santos, a antecipação de 30 meses não é apenas um marco temporal. “A aceleração de uma transformação operacional começa com avanço da conectividade que melhora o atendimento das equipes médicas e de resgate. Hoje, conseguimos oferecer uma comunicação digital para os usuários e também para comunidades, propriedades rurais, escolas e unidades básicas de saúde localizadas próximas à rodovia”, completa.
Sathler destaca ainda que a conectividade trouxe relevantes benefícios para o setor logístico e empresarial. “A rodovia se torna mais segura com conectividade contínua. Empresas conseguem monitorar sua frota e acompanhar a carga em tempo real durante todo o trajeto. Isso traz mais eficiência operacional e mais segurança para o transporte”, finaliza Moisés.