Abade recebe governador Mateus Simões em visita às obras da MGC-262

Wesley Rodrigues

Novo traçado da estrada que liga Barão de Cocais a Caeté tem a expectativa de reduzir o tráfego da mineração na área urbana

O prefeito de Barão de Cocais, Geraldo Abade, recebeu, nesta terça-feira (21/4), o governador de Minas Gerais, Mateus Simões, para acompanhar o andamento das obras de pavimentação e extensão da MGC-262, que liga o município a Caeté. A visita contou com a presença de uma comitiva formada por representantes do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), prefeitos da região, parlamentares, outras lideranças políticas e entidades de classe.

Otimista com a conclusão do projeto, Abade destacou a relevância estratégica da pavimentação para o município. “Essa obra é fundamental para Barão de Cocais, principalmente para amenizar o impacto do tráfego da mineração dentro da cidade, trazendo mais segurança e qualidade de vida para a população”, ressaltou.

De acordo com o DER, 91% dos serviços já foram executados. A previsão do governo estadual é de que a obra seja finalizada em até 60 dias, a depender das condições climáticas.

Traçado
A obra de infraestrutura tem extensão total de 28,5 quilômetros, incluindo 24,6 quilômetros entre os municípios de Caeté e Barão de Cocais, além de 3,9 quilômetros de contorno viário no território cocaiense. No município, a rodovia recebe um prolongamento que vai da altura do Brás Molina até a Estação Ferroviária Dois Irmãos, com conexão à MG-436.

“Atualmente, restam duas frentes de trabalho para a conclusão: o contorno de Barão de Cocais e o trecho da localidade de Rancho Novo, em Caeté”, esclareceu o vice-diretor-geral do DER, Anderson Tavares. Segundo o engenheiro, a obra recebeu investimentos da ordem de R$ 140 milhões.

Anseio antigo
A pavimentação e extensão da MG-262 atendem a uma demanda antiga da população, especialmente em relação aos impactos causados pelo tráfego de veículos pesados dentro da área urbana, como poeira, ruído e riscos de acidentes. Com a nova rota, a tendência é a redução desses problemas e a melhoria das condições de circulação na cidade.

“Agora vemos a obra se tornando realidade. São mais de R$ 100 milhões investidos para transformar essa região. É uma grande satisfação. Temos a certeza de que já estamos na reta final, após sete anos de esforço para tirar esse projeto do papel”, lembrou o governador Mateus Simões.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *