Criminosos armados invadem APAC e resgatam dois detentos em Itabira; veículo usado na ação foi incendiado

ITABIRA (MG)- A Polícia Militar foi acionada no início da manhã desta segunda-feira, 16 de março de 2026, por meio do Centro de Operações da Polícia Militar (COPOM), após um resgate de presos registrado na unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Itabira.

De acordo com as informações, criminosos chegaram ao local em um veículo Ford Ecosport de cor branca e resgataram dois detentos do regime fechado, sendo um de 27 e outro de 31 anos. Uma equipe policial que saiu em deslocamento já em rastreamento localizou, pouco depois, um veículo Ford Ecosport completamente queimado nas proximidades da lagoa do antigo Distrito Industrial II, região próxima ao campus da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Os militares permaneceram no local até a chegada de outras equipes para apoio.

Paralelamente, outros Militares deslocaram até a APAC para apuração dos fatos e registro da ocorrência. No local, os policiais fizeram contato com um inspetor de segurança da unidade, que relatou que por volta das 5h20 realizava o procedimento de rotina de abertura do portão de acesso ao pátio da unidade, acompanhado de um recuperando e de um auxiliar de portaria as três vítimas dos bandidos variam idades de 54, 51, e 42 anos.

Segundo o funcionário responsável, logo após abrir o portão de tela da entrada, um veículo Ecosport branco acessou a rua que dá acesso à unidade. Ao passar por um quebra-molas, o condutor acelerou o automóvel e entrou rapidamente no pátio da APAC sem que eles conseguissem fecha-lo novamente.

Ainda conforme o relato, três indivíduos encapuzados desembarcaram do veículo, dois deles armados, um com pistola e outro com revólver, enquanto um quarto permaneceu na direção do carro. Os suspeitos renderam os funcionários e anunciaram o assalto.

Um dos criminosos chegou a apontar a arma para a cabeça do inspetor e o conduziu até a portaria do regime fechado, obrigando-o a abrir os portões das celas. Sob ameaça, foram abertas as celas de número 5 e 8. Antes mesmo da abertura, os autores já gritavam pelos nomes dos detentos “Régis” e “Ruan”.

Os criminosos retiraram o detento Ruan da cela 8 e, em seguida, o preso Régis da cela 5. Antes da fuga, os detentos ainda recolheram seus pertences pessoais. Os autores também levaram um aparelho celular e um rádio comunicador pertencentes a um funcionário da unidade. O sistema de câmeras de monitoramento da unidade registrou parte da ação do lado externo do prédio.

Segundo informações repassadas para a Polícia Militar, durante a fuga havia ainda outros dois veículos não identificados, que possivelmente davam apoio aos criminosos.

No local onde o Ecosport foi encontrado incendiado, os militares localizaram uma placa utilizada na clonagem do veículo. Após verificação do número do motor, foi constatado que o automóvel também era um Ford Ecosport branco, com placa da cidade de Ribeirão das Neves, com registro de roubo ocorrido no dia 16 de fevereiro de 2026, no município de Nova Lima.

A perícia da Polícia Civil esteve no local e realizou os trabalhos técnicos. O veículo foi removido para um pátio credenciado ao Detran por meio de reboque de plantão.

As equipes policiais seguem em rastreamento para tentar localizar e prender os autores e os detentos resgatados.

Asnotíciasonline.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *