A folia tem espaço para toda a família
Neste sábado (7), o pré-carnaval de Itabira ganha ainda mais intensidade com umaprogramação intensa que ocupa as ruas desde a parte da tarde, reunindo crianças, famílias e foliões de todas as idades. As atividades estarão em diferentes pontos da cidade, reforçando o tema “A cor dessa cidade”. A celebração da folia se torna um espaço de encontro, pertencimento e valorização dessa cultura tão popular.

A programação começa com o desfile do Bloquinho Pedrinha que Brilha, uma iniciativa que coloca as crianças no centro da festa e reafirma o direito ao brincar e ocupar o espaço público. A garotada faz concentração no Largo do Batistinha, das 16h às 17h, depois segue em cortejo até o Circuito dos Blocos, onde ocorre a Matinê, até as 19h. Com brincadeiras, pintura facial, pipoca e show infantil, o momento promete muita diversão.
Pensado a partir de uma cultura respeitosa da infância, o bloco Pedrinha que Brilha promove a vivência do carnaval como experiência afetiva, educativa e democrática, fortalecendo o vínculo das crianças com a festividade.
Ainda na tarde de sábado, o tradicional Bloco Madalena Não Gosta de Poema toma as ruas com o seu cortejo histórico. A concentração começa às 15h, na praça do Centenário, com saída às 17 em direção ao Circuito dos Blocos.
O Madalena é um dos principais responsáveis pela revitalização do carnaval de rua em Itabira, conectando a cidade ao frevo e ao maracatu de Olinda-PE. Com sua icônica boneca gigante, a Madá, traz as cores roxo e amarelo e arrasta uma multidão pelas ruas. O bloco a celebrar a cultura popular com irreverência, crítica social e homenagem às figuras que constroem a identidade itabirana.

O encerramento da noite fica sob o comando do Bloco Calangodum, que inicia sua concentração no Paredão da Tiradentes, às 20h, seguindo em cortejo às 21h30 até o Circuito dos Blocos, onde o público pode acompanhar o show, a partir das 22h.
O Calangudum surgiu em 2023, a partir de uma bateria universitária (alunos da Unifei Itabira), que já desenvolvia atividades culturais e eventos dentro e fora do município. Atualmente, o bloco se destaca pela valorização da percussão, da cultura popular brasileira e pela formação artística de seus integrantes. O Calangodum vem consolidando sua presença no cenário cultural de Itabira como espaço de integração social e democratização do acesso à música.
Durante todo o sábado, o Circuito dos Blocos funciona como ponto de encontro da folia, com ambientação sonora e shows locais.
Programação – Sábado | 07 de fevereiro
Circuito dos Blocos
17h às 17h30 – Ambientação Sonora
17h30 às 19h – Matinê – Bloquinho Pedrinha que Brilha
19h às 19h30 – Ambientação Sonora
19h30 às 21h – Show com Samba de Dendê
21h às 22h – Ambientação Sonora
22h às 00:00h – Show Bloco Calangodum
Bloquinho Pedrinha que Brilha
16h às 17h – Concentração | Largo do Batistinha
17h às 17h30 – Cortejo até o Circuito dos Blocos
Bloco Madalena Não Gosta de Poema
15h às 17h – Concentração | Praça do Centenário
17h às 21h – Cortejo até o Circuito dos Blocos
21h às 21h30 – Recepção no Circuito dos Blocos
Bloco Calangodum
21h às 21h30 – Concentração | Paredão da Tiradentes
21h30 às 22h – Cortejo até o Circuito dos Blocos
Apoio Cultural: Cervejaria Ayres
Realização: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e Prefeitura Municipal de Itabira
Créditos das fotos:
Cortejo Madalena – Filipe Augusto
Samba com Dendê – Divulgação