De acordo com os sites meteorológicos INMET e Climatempo há previsão de grandes volumes de chuvas para Minas Gerais nos próximos dias. De acordo com o INMET o estado encontra-se em alerta laranja para chuvas intensas nessa segunda feira.

Isso se deve a formação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) que atuará no Estado entre os dias 19 e 23 de janeiro, conforme informado pelo site Climatempo. Ainda conforme informações do próprio site, são esperados para as regiões da Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Leste de Minas, volumes acumulando entre 200 a 400mm de chuva em algumas áreas. O que corresponde ao volume para todo o mês de janeiro.
Diante deste cenário o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais orienta a população para ficar em alerta quanto os riscos de inundações e enchentes e para os riscos de deslizamento de encostas.
Os principais sinais de movimentação dos terrenos são:
- Árvores ou postes inclinados;
- Trincas recentes nas paredes ou chão das casas e levantamento de piso
- Desníveis no terreno
- Barulhos vindos do chão
Observado estes sinais ou havendo barulhos estranhos de água ou deslizamento em talude próximo à sua residência, abandone-a e busque um local seguro chamando vizinhos e amigos.
Nas situações de enchentes ou inundações, siga as seguintes orientações:
- Nunca atravesse locais atingidos pela água, pois a força da água pode arrastá-lo;
- Se estiver no trânsito, evite trafegar por locais que alagam durante fortes chuvas e jamais tente atravessar as áreas inundadas;
- Não se arrisque entrando nas águas para realizar salvamentos;
- Observe se a água da chuva está barrenta e com plantas e troncos, o que pode ser um sinal de inundação;
- Observe a elevação do nível dos cursos d’água como córregos e ribeirões;
- Sempre busque abrigo em um local alto e seguro e espere o nível de água baixar.
Em caso de emergência o Corpo de Bombeiro Militar poderá ser acionado pelo número 193, e a Defesa civil Municipal poderá ser acionada pelo número 199 para a realização de vistoria em áreas de risco e edificações atingidas.