A Secretaria Municipal de Saúde de Itabira esclarece o fluxo de transferência de pacientes atendidos no Pronto-Socorro Municipal (PSMI), administrado pelo Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), unidade contratada para atendimento aos usuários do SUS.

O Pronto-Socorro Municipal é a principal porta de entrada para urgências e emergências no município. Todos os pacientes recebem atendimento médico completo, com avaliação clínica, exames, medicações e estabilização. Além de Itabira, o PSMI atende outros municípios vizinhos.
Quando há necessidade de tratamento especializado não disponível em Itabira, a exemplo da neurocirurgia, como é o caso do paciente Igor Gabriel dos Santos, internado na unidade desde o dia 24 de dezembro , com quadro de aneurisma cerebral, o Pronto Socorro Municipal solicita a transferência por meio do sistema SUS Fácil MG, com cadastro devidamente alimentado e encaminhado à CINT BH, macro de referência do município.
De acordo com a Central de Leitos, órgão que coordena todos os leitos hospitalares do Estado, no momento, não há previsão de vaga para a especialidade de neurocirurgia.
A avaliação, priorização dos casos e liberação de vagas são realizadas exclusivamente por médicos reguladores do Estado de Minas Gerais, conforme critérios técnicos de gravidade e risco à vida, não sendo decisões do município.
Enquanto aguarda transferência, o paciente permanece assistido no Pronto-Socorro Municipal, com acompanhamento contínuo e segurança. Após a liberação da vaga, são providenciadas a autorização e o transporte adequados.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça seu compromisso com a transparência e com a assistência integral aos pacientes do SUS.
Secretaria Municipal de Saúde de Itabira