Barragem Vargem Grande, em Nova Lima (MG), tem nível de emergência encerrado

A estrutura, que passa pelo processo de descaracterização, é a 22ª barragem da Vale a sair do nível de emergência desde 2022

A barragem Vargem Grande, em Nova Lima, teve o nível de emergência encerrado pela Agência Nacional de Mineração (ANM), na última terça-feira, 16 de dezembro. A estrutura estava em nível 1 e agora recebeu a Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, o documento técnico que atesta a segurança da estrutura. Desde 2022, 22 estruturas da Vale saíram do nível de emergência. 

A barragem Vargem Grande teve o seu nível de emergência encerrado pela Agência Nacional de Mineração (ANM)

Crédito: VideoDelivery

A retirada de nível em Vargem Grande ocorreu devido à melhoria das condições de estabilidade decorrente do avanço do processo de descaracterização da barragem, com a retirada de parte do rejeito do reservatório, que possibilitou melhoria nos fatores de segurança da estrutura, atendendo aos requisitos exigidos pelas normas e pela legislação.  

Outro ponto importante foi a realização de investigações geológico-geotécnicas, que permitiram melhor definição dos parâmetros de resistência dos materiais, além da conclusão de um estudo sísmico específico para a Barragem Vargem Grande, que possibilitou uma melhor aferição dos parâmetros de vibração na estrutura. 

Programa de Descaracterização

A Barragem Vargem Grande é uma das estruturas a montante que estão sendo descaracterizadas pela Vale como parte do Programa de Descaracterização da empresa. Desde 2019, foram concluídas as obras de 19 das 30 estruturas previstas, o que equivale a 63% do total. Neste ano de 2025, foram concluídas as obras das barragens Campo Grande, em Mariana (MG) e Grupo, em Ouro Preto (MG). Já foram investidos mais de R$ 12,7 bilhões no programa.

Outro importante avanço em 2025 foi a redução do nível 3 para o nível 2 de emergência da barragem Forquilha III, em Ouro Preto (MG). Com isso, a Vale não tem nenhuma estrutura em nível máximo de emergência.

Outros avanços importantes em 2025 foram as retiradas de nível de emergência das barragens Doutor, em Ouro Preto, Dicão Leste, em Catas Altas, Barragem 6 e Dique B, em Nova Lima (MG). Na barragem Xingu, em Mariana, foram iniciadas as obras de descaracterização e houve a redução de nível 2 para 1.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *