PM prende quatro homens por extração ilegal de ouro em curso d’água ligado à Mina Brucutu

Carpetes encharcados com minério e ouro foram encontrados dentro de veículo abordado no bairro Chapada, os suspeitos admitiram a prática e foram encaminhados à Polícia Federal.

Na noite da última quinta-feira, 04 de dezembro de 2025, por volta das 22h45, a Polícia Militar prendeu quatro homens, de 27, 36, 47 e 48 anos, durante uma abordagem na Rodovia MG-129, KM 30, no bairro Chapada, em Itabira.

Aos Militares realizavam um patrulhamento ostensivo pela rodovia, quando visualizaram um veiculo VW Parati suspeito de estar com excesso de peso. De imediato realizaram a abordagem, tanto o condutor quanto os ocupantes demonstraram nervosismo, o que motivou revista pessoal, sem encontrar nada de ilícitos, em seguida, realizaram busca no interior do veículo. Dentro do carro, os militares localizaram 14 carpetes encharcados de minério de ferro. Após serem informados sobre seus direitos, os suspeitos admitiram que os carpetes continham também ouro extraído ilegalmente da Mina Brucutu, pertencente à mineradora Vale, localizada entre São Gonçalo do Rio Abaixo e Barão de Cocais.

Segundo o relato dos próprios abordados, os carpetes haviam sido instalados em um curso d’água abaixo da mina há cerca de uma semana, com o objetivo de reter partículas de ouro. Na noite da abordagem, eles estariam retornando ao local para recolher o material impregnado do minério precioso.

Diante das evidências e da confissão, os quatro homens receberam voz de prisão. Eles foram encaminhados para a Polícia Federal, juntamente com todo o material apreendido.

A investigação deve agora apurar a extensão da atividade ilegal, a possível participação de outras pessoas e eventual dano ambiental decorrente do método utilizado.

Asnoticiasonline.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *