A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) , por meio do Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), apreendeu uma carga de medicamentos e mercadorias importadas ilegalmente, com valor de mercado estimado em mais de R$ 100.000,00. A apreensão ocorreu durante uma operação, no domingo (02.11), na rodovia MGC 497, em Prata, no Triângulo mineiro.

Ao abordar um veículo com quatro ocupantes, placa de Belo Horizonte, que seguia de Foz do Iguaçu (PR) com destino à Brasília (DF), os militares encontraram dentro de uma garrafa térmica 36 ampolas de medicamentos adquiridos no Paraguai. Os medicamentos, que incluem a Tirzepatida (princípio ativo do medicamento Mounjaro), são utilizados no tratamento de diabetes e para emagrecimento. Além disso, foram localizadas diversas outras mercadorias importadas, também oriundas daquele país.
Os ocupantes do veículo confessaram ter adquirido os itens em Ciudad del Este, no Paraguai, sem a realização do desembaraço aduaneiro e o recolhimento dos impostos obrigatórios, caracterizado o crime Descaminho.
As mercadorias e os medicamentos foram apreendidos e encaminhados para a sede da Receita Federal.
Autor: PMMG