
Na BR-381, os veículos de inspeção fazem a ronda incessante na extensão de Caeté a Governador Valadares. O período mais crítico é na madrugada, quando a sonolência ao volante pode ser um fator inesperado.
A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) estima que um terço dos acidentes sejam motivados por motoristas que dormiram. Para afastar este risco na rotina operacional, a Nova 381 agora conta com a inteligência artificial como aliada dos inspetores de tráfego.
Seu funcionamento é descomplicado. Cinco câmeras focam no condutor, todas interligadas a um sistema capaz de identificar movimentos que podem representar algum problema sob condução.
Se o condutor fizer movimentos ou desvio de olhar que sugiram sono ao volante, o alerta é enviado ao Centro de Controle Operacional (CCO), que faz o contato imediato para apurar e orientar para uma parada de descanso. “Outras eventuais condutas que estão em desacordo com as normas de segurança da empresa e previstas como infração de trânsito, como fumar ou usar o celular enquanto dirige, também são detectadas. Se isso ocorrer, o motorista é notificado pela central de controle para a tomada de medidas administrativas”, afirma Diego Dutra, gerente de Operações.
O sistema também consegue verificar manobras arriscadas, desvio de rota, excesso de velocidade, até o limite de distância do veículo à frente. Toda frota operacional da Nova 381 possui a tecnologia e o objetivo é ampliar o monitoramento com o auxílio de inteligência artificial para todo o trecho rodoviário.