Conquista que transforma: São Gonçalo e IFMG iniciam projeto inédito em Minas Gerais

Unidade do Parque Tecnológico Distribuído do Instituto Federal de Minas Gerais terá quatro cursos de formação, quatro cursos técnicos e três de pós-graduação

São Gonçalo do Rio Abaixo é a primeira cidade do estado a oficializar uma Unidade do Parque Tecnológico Distribuído do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). A parceria de aliança estratégica marca mais uma conquista para a diversificação econômica do município, com oferta de cursos gratuitos de formação, cursos técnicos e de pós-graduação.

O acordo foi confirmado nesta segunda-feira (20), em cerimônia no Centro Cultural. Participaram o prefeito Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho” e o vice Leandro Amora de Castro; os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Gabriel Quintão; de Educação, Lucinda Barcelos; e de Ciência e Tecnologia, Cesar Antônio de Sousa; o reitor do IFMG, Rafael Bastos; a pró-reitora de Inovação, Pesquisa e Pós-Graduação, Gislayne Gonçalves; o presidente da Câmara de Vereadores, Marlon Túlio Pessoa, e o deputado federal Reginaldo Lopes.

Os investimentos na Unidade Tecnológica do IFMG somam R$ 6,9 milhões, com recursos provenientes do Fundo de Desenvolvimento Econômico. A projeção para a instituição é de uma evolução progressiva de até 48 meses. A escola funcionará no prédio onde atualmente está a Prefeitura, que será desocupado pela administração municipal nas próximas semanas.

Cursos

A estrutura da unidade prevê espaços de coworking modernos e funcionais, laboratórios e um ambiente maker para prototipagem. Serão oferecidos cursos de formação em Inteligência Artificial para empreendedores e produtores rurais, Ciência de Dados na Mineração, Meliponicultora e Produção de Queijos Artesanais; cursos técnicos em Química, Logística, Meio Ambiente e Alimentos; e pós-graduação em Inteligência Artificial, Docência e Formação para Educação a Distância.

Além disso, a unidade inclui uma incubadora de empresas em um distrito exclusivo para produção de alimentos, uma das principais vocações do município. Os projetos em pesquisa incluem manejo do mofo branco, queijo minas artesanal e colmeias inteligentes; e também pesquisas em inteligência artificial na indústria de transformação, no turismo, na otimização do ensino, nos serviços públicos e no agronegócio.

Conquistas que transformam

Os discursos das autoridades valorizaram a importância do IFMG para os planos de diversificação de São Gonçalo do Rio Abaixo. Os secretários municipais enfatizaram a parceria entre Ciência e Tecnologia, Educação e Desenvolvimento Econômico, que proporcionou a concretização da unidade de maneira célere.

Já o reitor do IFMG, Rafael Bastos, celebrou a parceria com a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo e o ineditismo da Unidade Tecnológica. “Este é um projeto que nos dá muito orgulho. Foi um processo construído em parceria e que nos permite ter um novo olhar, com conceitos de inovação, de ensino e de um parque tecnológico, o que vai de encontro ao que a Prefeitura também pensa para a cidade. A partir desta primeira assinatura, a gente consegue trazer uma série de políticas inovadoras”, comentou.

O prefeito Nozinho falou com satisfação sobre o momento vivido pelo município. Segundo ele, a chegada do IFMG era um sonho antigo e que está diretamente ligado à política de valorização da educação em São Gonçalo do Rio Abaixo. “É um momento muito especial. Significa a chegada da tecnologia, da pesquisa e do ensino gratuito de altíssima qualidade. Para nós, a educação é a base de tudo. Por aqui já investimos em ensino integral há quase 20 anos, temos ótimas notas no Ideb. O IFMG é mais um passo desta visão e que se conecta com o desenvolvimento econômico. Uma nova porta que se abre na nossa cidade”, exaltou.

Durante a cerimônia, foram empossados os conselhos Diretor, Consultivo e Técnico-Científico da Unidade Tecnológica de São Gonçalo do Rio Abaixo. Cada grupo reúne representantes do Poder Público, do IFMG e da sociedade civil. 

 Acom/PSGRA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *